Fanfarra Municipal e as sirenes dos carros oficiais de segurança ritmaram o evento com estudantes num desfile que iniciou em frente ao Paço Municipal Ângelo Lodetti e encerrou no pavilhão da FAI
Içara
Faixas com frases de conscientização, a Fanfarra Municipal intercalando o som ritmado com as sirenes dos carros oficiais de segurança (policias civil e militar, bombeiros, defesa civil e guarda municipal), estudantes entusiasmados e um belo desfile que iniciou em frente ao Paço Municipal Ângelo Lodetti e encerrou no pavilhão da FAI. Assim foi aberta a Semana Nacional do Trânsito no município, na manhã de ontem (19).
“Os princípios, os valores, a personalidade e o caráter são formados, exatamente, na infância e na adolescência. É por isso que a educação tem um papel importante na vida das pessoas, pois contribui significativamente na formação de cidadãos. Ações como essa, de conscientização e orientação sobre o trânsito que, assustadoramente, mata mais do que a guerra, segundo estatísticas, são fundamentais na formação dos motoristas do futuro”, ressaltou a prefeita Dalvania Cardoso.
“Cumprir regras básicas como usar o cinto de segurança e atravessar na faixa de pedestre pode evitar acidentes. E nada é tão contagiante quanto o exemplo, por isso vamos ser exemplos mesmo praticando atos simples, mas que podem salvar vidas”, declarou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rose Reynaud. “Estamos focados em levar orientações às escolas, pois é onde estão os motoristas do futuro. Ver todos esses adolescentes envolvidos na abertura da Semana Nacional do Trânsito, nos enche de esperança”, emendou Adriana Rocha Colombo, psicóloga e presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Içara (CONSEG), instituição organizadora das atividades da semana.
O ato que culminou com palestra ministrada pelo psicólogo da ONG Mente Livre, Marcelo Mendes, contou, ainda, com a participação do tenente Ramon Spilere (PM); Aparecida Wagner Fernandes (PC); subtenente Jair (CBM); Vitor Dutra, coordenador da defesa civil; Luani Vitória, presidente do conselho de segurança juvenil da escola Maria Arlete Lodetti; secretário de Saúde, Sandro Ressler; agentes de trânsito e representantes de autoescolas.