Sem limite

O Senado aprovou ontem um projeto de lei que acaba com a limitação nos atendimentos dos planos de Saúde do Brasil. A matéria já havia sido aprovada na Câmara e depende agora apenas da sanção do presidente Bolsonaro para virar lei. Até hoje, quando você assina um plano de Saúde, você tem ali uma Lista Básica. É o chamado Rol de Serviços da ANS. É uma lista de procedimentos previstos e que são cobertos pelo plano. Até hoje, quando o seu médico prescrevia algo diferente, era necessário entrar na justiça para tentar garantir o tratamento sem pagar um extra. Recentemente o STF afirmou que os planos não eram mais obrigados a adotar estes tratamentos “alternativos”. O que essa lei aprovada ontem faz é justamente o contrário. Ela estabelece que o médico determina o tratamento mais adequado e caberá ao plano de saúde custear o tratamento do seu associado. Essa é a prova incontestável que a política funciona sim, que ela muda a vida das pessoas. Basta querer e, às vezes, basta ter uma eleição a caminho.

O primeiro

Debate entre os candidatos à presidência da República acirrou ainda mais a polarização entre Lula e Bolsonaro. Os dois trocaram farpas em frente às câmeras e os apoiadores se engalfinharam nos bastidores. Ciro também aprovou para dar suas alfinetadas e deixar claro qual será o tom desta campanha.

Pioneiro

Em iniciativa pioneira no Brasil, o Governo Municipal de Morro da Fumaça abriu as inscrições para o projeto Coração do Futuro, que irá monitorar por meio de exames toda a população de 40 a 80 anos residente no município. Interessados em participar precisam preencher um formulário no site da prefeitura e aguardar o contato da Secretaria do Sistema de Saúde. O período de inscrições vai até o final setembro. “É um programa inovador e audacioso, onde a prevenção cardiovascular vai ser avaliada pela primeira vez, de forma precisa, em um ambiente de saúde pública municipal”, salienta o cardiologista Cristhian Dal Pont, coordenador do projeto.

Travando

Recursos do Governo do Estado estariam chegando incompletos em várias obras pelo Estado. Uma delas é a da Macrodrenagem em Criciúma. O secretário de Obras Tita Beloli garante que a obra não parou, mas a empresa já teria recebido apenas parte do recurso no mês passado e espera o repasse deste mês para conferir se a situação vai se normalizar.

Independência

Içara abre oficialmente nesta quinta-feira, em evento programado para a Praça São Donato, a Semana da Independência. Ato vai contar com a presença de autoridades civis e militares e abre oficialmente as celebrações dos 200 anos de independência na cidade. No desfile deste ano, cada escola da cidade vai contar uma parte destes dois séculos de emancipação do Brasil da coroa Portuguesa.

De Forquilhinha

Papa Francisco nomeou neste fim de semana mais 20 cardeais. O chamado Consistório Ordinário, reunião em que são empossados novos cardeais, foi realizado na Basílica de São Pedro. Entre os novos nomeados estão dois brasileiros. Um deles é o Cardeal Leonardo Steiner. Natural de Forquilhinha, ele tem 72 anos e atua como arcebispo de Manaus. Agora cardeal, ele pode votar e ser votado quando a igreja se reunir para escolher um novo papa.

Ampliando

A Escola Municipal de Educação Básica Antônio Mangilli será contemplada com um ginásio de esportes. A Ordem de Serviço para início das obras foi assinada pelo prefeito Clésio Salvaro e pelo Secretário de Educação Miri Dagostin. Para a construção do ginásio coberto, que ficará ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro, o município investirá quase um milhão e meio de reais.

Vai ser refeito

Prefeito em Exercício Itamar da Silva disse ontem em entrevista à Massa FM que a obra da Praça da Matriz São Donato ficou sim fora dos padrões e que será refeita. “Não ficou boa não. Os vereadores cobraram, o Governo também cobrou e ela vai ser melhorada”.

Vice

Durante a entrevista, Itamar também admitiu que sonha com a possibilidade de ser vice de Dalvânia Cardoso na próxima eleição. “O que posso dizer é que candidato a vereador não serei mais. Se houver essa possibilidade eu quero sim. Trabalho para isso”.