Segunda edição do Festival Vino e Formaggio ocorre neste fim de semana
Nova Veneza
Mais do que queijos, carnes vermelhas e peixes, o vinho pode ser combinado com muitas opções de doces. Para aqueles que amam a bebida e não deixam de apreciar uma deliciosa sobremesa, podem desfrutar de algumas sugestões na 2ª edição do Festival Vino e Formaggio. O evento open bar e food ocorre entre os dias 12 a 14 de agosto, no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza.
Os apaixonados por doce, podem se deliciar com os Doces da Ká, que participa pela primeira vez do evento. “Vamos levar para o Festival os nossos queridinhos, que sempre fazem sucesso. Que são os mini brownies e brigadeiros, além do café pink, criado por nós e muito apreciado pelos clientes”, afirmou a proprietária da loja, Karina Borba.
E pra quem aprecia a harmonização de uma saborosa sobremesa e um bom vinho, pode encontrar muitas opções no evento. Algumas das sugestões para acompanhar os doces são: Portas do Oriente Vinho Verde, Trivento White Malbec, Altanero Sauvignon Blanc e Vinhos Mi Pueblo da Concho Y Toro.
Combinações por afinidade e contraste
De acordo com a enóloga do Grupo Taf, expositora do Festival, Sandi Marina Corso, quando se fala em vinhos e doces de maneira geral, é possível focar na harmonização por afinidade e contraste. “A sobremesa é um alimento doce e a gente busca um vinho com um certo nível de doçura, pra ter afinidade. Neste caso, o paladar fica com uma combinação agradável. Quando falamos em contraste, é possível definir o doce com acidez. Temos o alimento doce e o contraponto no vinho de acidez, justamente para fazer o equilibro”, destacou a especialista.
Ao realizar a harmonização, existem algumas orientações do que não consumir na hora de combinar o doce com o vinho. Uma das sugestões é não beber vinhos com barricas, amadeirados, com mais taninos e encorpados. “Essas características não favorecem os doces e não geram uma experiência legal ao consumir, esta combinação pode provocar amargor, como uma sensação de ferro na boca”, comentou Sandi.
Mas para quem deseja ter uma deliciosa experiência, os indicados são os brancos e rosés. “Essa combinação tem um nível de acidez mais alto, então combinam muito bem com os doces, principalmente quando falamos de fondue, porque envolve frutas e elas também têm o nível mais alto de acidez. Neste caso tem a combinação de acidez com a acidez e na combinação dos outros doces, fazemos o contraste”, reforçou a enóloga.
Os expositores de alimentação são: Arroz Rampinelli, Bistek (queijos Cruzilia e El Maestro), Casa Antonio, Ceratti, DellaVita, Doces da Ká, Forneria Oliva, Nona Luiza (Restaurante Veneza), Pão do Pa, Paseto, Santa Clara e Semprebo.
A vinícolas são: Aurora, Bistek (linha de importação), Borgo, Concha y Toro, Madame Wine (importação), Mazon, Miolo, Salton, Santa Rita e TAF (linha de importação).
Os ingressos podem ser adquiridos em Içara no Pasetto Pisos, em Nova Veneza no Ristorante Veneza e em Criciúma na Pão do Pá e Loja Trânsito.