Suco de uva integral

Chef PV Show dá dicas de como preparar um suco de uva integral e muito rico em sabor

Ele tem uma cor convidativa e faz muito bem a saúde. O suco de uva é uma excelente opção para hidratar e manter o bom funcionamento do corpo. Além de ser uma bebida saborosa e que combina com qualquer época do ano, o suco integral da fruta oferece uma variedade de benefícios para a saúde.

Gostaria de lembrar que não sou nutricionista, nem médico, mas fui atrás de alguns profissionais, para falar um pouco sobre o suco integral.  Quando falo de suco, falo do integral, que é aquele preparado apenas com o dulçor da fruta, sem adição de elementos como o açúcar. Para fazer um suco de uva com todos os nutrientes, é preciso ferver as cascas e também as sementes, para que toda a fruta libere suas propriedades.

Retarda o envelhecimento: O resveratrol presente no suco da uva age no organismo reparando as células e combatendo os radicais livres. Com isso, a substância retarda o envelhecimento da pele, além de melhorar e aumentar a expectativa de vida.

Apresenta propriedades emagrecedoras: Um copo de suco de uva integral tem aproximadamente 140 kcal. Apesar de apresentar alto valor calórico, a bebida é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios que estimulam as células a não armazenar gordura.

Funciona como antidepressivo natural: A uva apresenta altas concentrações de vitamina B. Por isso, o suco é indicado para afastar o mau humor, atuando como um antidepressivo natural e ajudando a regular as atividades do sistema nervoso.

Previne o Alzheimer: Além das ações que já mencionamos, o resveratrol também consegue proteger as células cerebrais e ajudar no transporte de oxigênio para o cérebro, beneficiando todas as funções cognitivas. A substância age na ativação da memória, combatendo o desenvolvimento do Mal de Alzheimer.

No entanto, cuidado! Não vai sair por aí se empanturrando de suco. Em caso de problemas de saúde consulte o médico. Mas vamos, então, a receita.

Suco de uva integral

Ingredientes: 1kg de uvas e 1 litro de água.

Modo de preparo: Lave bem a fruta, retire-a do cacho e adicione em uma panela. Com um socador, macere bem as uvas, liberando suas sementes e também seu suco. Agora, ligue o fogo e vá fervendo a uva, até que o suco fique com uma coloração bem intensa. Deixe esfriar e adicione a mistura no liquidificador. Bata bem por cerca de 3 minutos. O próximo passo a coar bem o suco para tirar os restos de semente e de bagaço. Agora, volte com a preparação para o liquidificador, adicione a água e bata por mais dois minutos. Leve à geladeira e sirva.

O suco de uva integral é mais forte, menos doce e lembra até o consumo de vinho. Fica delicioso. Se você gosta da bebida mais doce, pode adicionar adoçante ou açúcar, mas aí, os benefícios do suco podem ir por água abaixo. (risos) Para acessar um vídeo que explica esta receita, abra o leitor de QR Code do seu smartphone e aponte a câmara dele para o código desta página.