Escassez de vagas

O governador Carlos Moisés visitou no domingo o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. Acompanhado do prefeito Clésio Salvaro, o chefe do executivo catarinense veio conferir a superlotação registrada neste fim de semana na unidade. O hospital teve pelo menos 54 crianças internadas, 20 delas precisaram ser transferidas para outras unidades. Segundo o Secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira, a situação segue delicada e o cenário de superlotação se repete em praticamente todas as regiões do Estado. “O governador esteve na cidade, verificou a situação e viu de perto a necessidade. O Estado é o responsável pela unidade, mas o município acompanha de perto essa situação”, destacou Arleu. Durante sua passagem pela cidade, Moisés destacou os investimentos e puxou a orelha dos pais sobre a necessidade de vacinação”. Em três anos, de 2018 até 2021, ampliamos em 52% o número de UTI neonatal, mais do que a evolução da nossa população”, destacou Moisés, que fez também uma correlação com o número de internações por problemas respiratórios e o baixo índice vacinal. “Pouco mais de 20|% das crianças se vacinaram, criança gripada fica com a imunidade baixa e acaba tendo a saúde agradava por outras doenças”.

Empolgados

Semana começou com operários acelerando a montagem da estrutura para a edição 2022 da Festa da Tainha. A estrutura da festa está sendo erguida às margens da Avenida Leoberto Leal. Evento começa na próxima quinta-feira e segue até domingo com destaque para o show nacional do Jota Quest. Segundo o prefeito Jairo Custódio, a expectativa é de presença recorde de público. “Resgatamos a festa no nosso primeiro ano de mandato e a transformamos em um grande evento. Agora, por conta do tempo, estávamos analisando uma festa este ano sem grandes shows, mas fomos cobrados pelos moradores que não querem mais ver o evento encolher”, explica.

Bons números

A nona edição do Mercado Solidário terminou com recorde de arrecadação. A ação é organizada por jovens voluntários de Criciúma e vai beneficiar 15 entidades filantrópicas. Após dois anos sem poder realizar o movimento por conta da pandemia o evento retornou neste sábado e movimento supermercados da área central de Criciúma. Durante o evento foram arrecadadas mais de 11 toneladas de alimentos e materiais de limpeza e higiene, superando o volume das duas últimas edições.

Solene

Uma sessão solene marcada para esta terça-feira vai lembrar as vítimas da Covid-19 em Içara. A proposta foi apresentada pelo vereador André Jucoski e aprovada por unanimidade. Em entrevista à Massa FM, o vereador explicou que a sessão será convertida em um Culto ecumênico, que também irá homenagear todos os profissionais da saúde que lutaram contra a doença ao longo dos últimos dias anos. O ato está programado para às 19 horas e é aberto ao Público.

Iniciado

CDL de Içara inicia nesta semana o treinamento dos monitores do estacionamento rotativo. O serviço será retomado a partir do dia 18. Segundo o presidente da CDL, Paulo Brígido, uma das principais preocupações da CDL será com a qualidade do atendimento. O novo rotativo terá custo de R$ 1,50 a hora e recomeça com um número menor de vagas, que serão ampliadas no decorrer do ano. Se houver lucro, os recursos serão reinvestidos pela CDL em promoções no comércio de Içara.

Abrigo

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou requerimento do vereador Obadias Benones que cobra do governo municipal a criação de um abrigo para receber idosos vítima de violência na cidade. Segundo o parlamentar o número de casos que já era elevado, cresceu ainda mais na pandemia. A intenção é que idosos vítimas de agressões físicas, verbais e financeiras, possam ter um local seguro para viver longe dos agressores.