Força tarefa para vacinar

A Prefeitura de Criciúma pretende anunciar na próxima quarta-feira uma ação especial para fortalecer a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe no município. Os detalhes serão anunciados pelo prefeito Clésio Salvaro em uma coletiva marcada para a próxima quarta-feira e que terá a presença de representantes da saúde, Defesa Civil e forças de segurança. A ideia é envolver todos e contar com o apoio da imprensa para reverter o cenário atual. A decisão foi tomada depois que um dado veio à tona. Criciúma tem hoje mais de 82 mil moradores que estão com seu esquema vacinal contra a Covid-19 atrasado. É gente que deixou de lado a segunda dose, que não apareceu para tomar o reforço ou se quer se vacinou. Números que se tornam ainda mais preocupantes quando são relacionados ao crescimento no número de pacientes ativos para a covid e a superlotação de unidades de saúde e pronto atendimentos com pacientes apresentando problemas respiratórios.

Mais mortes

Município de Criciúma confirmou mais três mortes em decorrência da Covid-19. Os óbitos foram registrados ontem e hoje e evidenciam o agravamento do cenário pandêmico nas últimas semanas. Agora são 728 os óbitos na cidade. As vítimas são um homem de 78 anos, que morreu na quinta-feira e duas mulheres. As femininas tinham 62 e 91 anos. “A situação preocupa porque começamos o mês passado com menos 100 pacientes ativos e neste momento já são mais de 300”, explica o Secretário de Saúde Arleu da Silveira.

Prorrogada

A ação também deve reforçar o apelo para que a população se vacine contra a gripe. A campanha que terminaria nesta sexta-feira foi prorrogada até 24 de junho. Em Criciúma, nenhum dos grupos prioritários se quer se aproximou da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. População em geral só poderá se vacinar a partir do dia 25, se sobrarem vagas.

Decretada

Situação de emergência em Saúde no Estado. O decreto possibilita uma agilidade nos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para abertura de leitos de UTI e de retaguarda, além de apoio aos municípios, promovendo uma ação imediata. A publicação sairá no Diário Oficial do Estado ainda na sexta-feira com validade de 90 dias retroativos a 1 de junho.

O vice

Com aliança fechada com o PSD, o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro do União Brasil deve anunciar nos próximos dias o nome de seu vice. O mais cotado é Eron Giordani. Ex-chefe da Casa Civil na segunda fase do governo Moisés, Giordani é homem de confiança do ex-presidente da Assembleia Legislativa Júlio Gárcia.

Etnias

Fundação Cultural de Criciúma já discute a possibilidade de volta da Festa das Etnias. Evento ficou paralisado nos dois últimos anos da pandemia e há um movimento pela retomada já em setembro. Há também uma vertente que defende que a festa só seja realizada em 2023. Entendimento é que agora não haveria tempo hábil para se organizar um grande evento. Decisão deve ser anunciada nos próximos dias.