Projeto realizado pelo Canal Içara em conjunto com o hub de marcas parceiras do portal iniciou com a Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Empresarial, Rotary, Lions e Apae no Das Duas Café Bistrô

Içara

Diferentes modelos associativistas foram apresentados na primeira edição do Happy Hour +Conexões. E todos eles convergiram no desejo – e muito trabalho realizado – por uma Içara mais próspera para viver. O projeto realizado pelo Canal Içara em conjunto com o hub de marcas parceiras do portal iniciou com a Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Empresarial, Rotary, Lions e Apae no Das Duas Café Bistrô. E por tantos resultados apresentados nessa noite, as entidades receberam também homenagens dos empreendedores da cidade e já colheram resultados com doações, pessoas interessadas em fazer parte e se engajar em diferentes causas e projetos apresentados.

“Como rotariano, a gente pratica o companheirismo. E esse evento é o companheirismo entre as entidades. Conhecemos muitas pessoas, mas muitas vezes não temos tempo para parar e ver o que outras entidades estão realizando”, disse o presidente do Rotary de Içara, Augusto da Luz. “É um marco muito grande para a sociedade içarense e para a Apae, pois é uma oportunidade de mostrar tudo que estamos realizando”, considerou também a presidente da Apae, Iara Amandio Martinez. “É muito importante para que possamos trabalhar em conjunto e ampliar ainda mais os atendimentos”, lembrou também o presidente do Lions, Júlio da Silva.

“A relação das entidade é necessária para promover os projetos e potencializar eles”, afirma o executivo da CDL, Jucemar Farias. “Acredito muito que cada entidade tem um papel fundamental na sociedade. Quando temos a oportunidade de se unir, olhamos para tudo o que é realizado de forma ampla. Hoje percebemos quantas pautas e pleitos das entidades são as mesmas. Precisamos então estar mais perto, nos comunicar e encontrar dentro dessas conversas as oportunidades para executar as ações necessárias. Tenho certeza que virão novidades por aí”, pontuou a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva.

Aniversário do Rotary será marcado por concurso de redação

A comemoração de 40 anos do Rotary Club de Içara fez parte do Happy Hour +Conexões na noite de quarta-feira (27). A entidade foi apresentada pelo presidente Augusto Da Luz. E, além de parte da história, a participação projetou também o concurso programado para marcar o aniversário do clube.

“Pretendíamos fazer no ano passado, mas não foi possível devido à pandemia. Então, a partir de maio vamos acelerar os preparativos para a realização do segundo Concurso de Redação, tendo como tema a participação do Rotary na comunidade”, antecipou o empresário.

Segundo Augusto, poderão participar do concurso os alunos de escolas públicas das redes municipal e estadual, além de estudantes de escolas particulares. A intenção é concluir toda a ação de promoção dos valores rotarianos até 30 de junho, quando encerra o mandato da atual diretoria.

Em paralelo à atividade com os estudantes, a entidade desenvolve atualmente o trabalho de captação de novos sócios. O ingresso ocorre por meio da indicação de voluntários que já fazem parte do clube de serviço. Mas existe a possibilidade dos interessados também procurarem a entidade para conhecerem os trabalhos.

“Os interessados podem procurar nossa sede, no bairro Jardim Elizabete, e acompanhar as reuniões, que acontecem todas as terças-feiras, a partir das 20 horas. Se tiver o perfil rotariano, voltado ao voluntariado, será convidado a integrar o Rotary”, comentou Augusto.

Acii consolida ações de empreendedorismo em calendário anual

Içara é uma cidade para viver, prosperar e empreender? Essa pergunta motivou a criação da Associação Empresarial de Içara em 3 de agosto de 1996. E com o mesmo questionamento, a entidade iniciou a participação no Happy Hour +Conexões com a apresentação das ações realizadas e programadas, além de produtos e serviços.

Conforme a presidente Tatiana Pavei da Silva, a história de 25 anos da ACII representa maturidade e a geração de oportunidades locais consolidadas no calendário municipal que atendem mais do que as 209 empresas associadas. As atividades incluem o ACII Indica (fevereiro) com a oferta de vagas de trabalho, o Seminário de Empreendedorismo e Inovação (maio), o Festival Gastronômico (julho), o Programa Práticas de Gestão (outubro/novembro) para treinamento de equipes e atualmente o Geração Empreendedora com jovens.

Mas há outras entregas também. É o caso do livro sobre os 25 anos da entidade; o engajamento em ações solidárias, de capacitação, segurança pública e articulação, como o Voz Única com pautas locais, a equiparação do ISS do setor da tecnologia às cidades de referência em Santa Catarina e a lei municipal que agora permite atividades de coworking. “A nossa missão é promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável de Içara em sinergia com a região. Convidamos todos que tem esse mesmo objetivo a se juntar a nós”, enalteceu Tatiana.

Lions recebe novos associados

O Lions Clube de Içara tem novos integrantes. Elias Rousenq, Solange Rousenq, Júlio Domingos e Juliana Domingos aceitaram o desafio de contribuir com a comunidade e agora fazem parte do time de voluntários da entidade. O compromisso deles – com o lema de Melvin Jones: “Você não pode ir muito longe até que faça algo por seu semelhante” – foi assumido em cerimônia interna na terça-feira, dia 26, mas também externado com a apresentação da frase icônica do fundador e das ações do clube no Happy Hour +Conexões.

A atuação do Lions em Içara inclui campanhas solidárias; a realização de testes de acuidade visual em crianças de séries iniciais; conscientização e prevenção da diabetes; manutenção de horta comunitária; a realização municipal do Concurso do Cartaz da Paz; o Banco Ortopédico com cadeiras de rodas, cadeiras de banho e andadores para empréstimo; além do apoio a iniciativas como o Pernas Solidárias. “Estamos à disposição das demais entidades para também contribuir com suas ações”, ressaltou o presidente Júlio da Silva.

“Como uma das bandeiras do Lions é a visão, nosso distrito construiu um Hospital de Olhos em Palhoça e Içara tem um consultório com o nome da cidade devido ao empenho dos voluntários. Convidamos todas as entidades para participem com a gente de uma visita a essa estrutura que vai beneficiar muitas pessoas em toda a região”, pontua Júlio. O convite foi realizado no evento promovido pelo Canal Içara em conjunto com o Hub de marcas parceiras do portal com foco na conexão de ações e propósitos, além da promoção de networking institucional e a potencialização de projetos.

Apae em obras

Uma das referências em educação especial em Santa Catarina, a Escola Sonho Dourado já tem novos passos definidos para continuar na vanguarda. Entre os projetos está o jardim sensorial. A criação desse espaço de estímulos aos estudantes começou a ser trabalhada em 2019. Agora, soma-se ainda a um centro de convivência e uma área adaptada de embarque e desembarque, além do auditório atualmente em construção no complexo educacional na Rodovia Paulino Búrigo (SC-445).

“Nós á ganhamos a energia fotovoltaica e iniciamos a obra do auditório com 100 lugares com espaço também para atendimento na parte de baixo desse novo prédio. O Centro de Convivência, o jardim sensorial e o embarque/desembarque será a segunda etapa do projeto, que ainda não foi assinada, mas tenho certeza que terá um olhar diferenciado do Governo do Estado”, indicou a presidente da Apae, Iara Amandio Martinez. “O jardim sensorial trabalha todos os sentidos. E qualquer atividade que venha a melhorar o desenvolvimento dos alunos é de grande importância”, ressaltou.