O transporte na pauta

As dificuldades encontradas por usuários do transporte coletivo de Criciúma estão voltando à pauta da Câmara de Vereadores. Juarez de Jesus, do PSD, pretende levar os representantes da ACTU ao legislativo nos próximos dias. Objetivo é tentar encontrar uma alternativa para acabar com as queixas de ônibus superlotados e falta de horários que pipocam em vários bairros da cidade. Os diretores da ACTU até já foram à Câmara e explicaram que a demanda caiu e por isso precisaram reduzir os itinerários. “Mas precisamos entender melhor isso. Porque as empresas dizem que não há como manter mais horários e os usuários reclamam que estão ficando sem transporte. Tem que encontrar um equilíbrio”, justifica o vereador. O desafio, de fato, é fazer o transporte coletivo voltar a ser atrativo. O problema não é de Criciúma; é do Brasil todo. O brasileiro se condicionou a achar que transporte coletivo é coisa de pobre e se acostumou com o serviço, que na maioria das vezes deixa a desejar. Falta uma política de valorização do transporte, um transporte subsidiado em que todos pagam um pouco para o serviço seja qualificado e se torne viável para os empresários. O problema é que ao invés de pensar nisso, o poder público criou uma série de gratuidade, não ofereceu vantagem alguma para as empresas e jogou a conta no colo no trabalhador. Enquanto isso não mudar, infelizmente a perspectiva do transporte coletivo será essa. Poucas vagas, passagem salgada e serviço deixando a desejar.

Perda

CDL de Içara emitiu nota de pesar lamentando a morte do empresário Vanderlei de Lucca. Irmão do também já falecido ex-deputado Valmor de Lucca, ele morreu na quarta-feira e foi sepultado ontem. Era uma das figuras mais conhecidas do comércio da cidade, ex-presidente da CDL e que ajudou a desenvolver o setor no município e na região.

Sem Federal

União Brasil não deve ter candidato a deputado Federal pela região no pleito deste ano. Partido está se organizando rapidamente na região e ganhando corpo. O União 44 tem atraído principalmente gente do PL. São nomes que haviam sido levados ao partido pelo ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo e que agora estão o seguindo na nova legenda. Foco no União, aliás, é garantir que o partido já nasça na região garantindo Márcio como seu primeiro deputado.

Pelas ruas

Moradores de Criciúma e quem visita a cidade tem percebido o crescimento no número de pedintes e moradores de rua. Situação parece ter se agravado com a crise financeira. É quase impossível passar em um semáforo na cidade sem ser abordado. Secretária de Assistência Social tem feito a tradicional abordagem a estas pessoas, mas o trabalho não tem atingido o resultado efetivo. Pauta também já chegou à Câmara de Vereadores. Em um das frentes a preocupação é com os dependentes químicos. Vereador Pastor Jair Alexandre tem defendido que a cidade crie um programa de internação involuntária para tentar tirá-los das ruas e tentar fazer com eles abandonem o vício. Medida semelhante tem sido realizada em Chapecó, mas quem é da área contesta a eficácia da medida.

Lojas abertas

Comércio de Içara tem lojas abertas até mais tarde neste sábado. Edição extra do Sábado Total vai tentar atrair aqueles retardatários que costuma deixar as compras nas datas tradicionais sempre para a última hora. Apesar do aumento no preço dos ovos de chocolate o movimento tem sido positivo e a aposta é de crescimento nas vendas. Para agradar os consumidores a CDL mantém sua tradição de distribuir brindes. Nesta Páscoa serão seis cestas sorteadas. CDL de Içara, aliás, há tempos se tornou um caso de sucesso com ações que tornaram o comércio da cidade uma referência para a região.

Festa

De olho na retomada dos grandes eventos, o Balneário Rincão já vem trabalhando na organização da Festa da Tainha. Tradicional evento vai ser retomado depois de dois anos de paralisação impostos pela pandemia. Festa deve rolar em junho com muita gastronomia típica e a volta dos shows nacionais. Povo está tão ávido por uma festa que a expectativa é de recorde de público.