A Páscoa e seus perfumes

Vovó apreciava sentir o aroma das flores. Na “Páscoa”, por não dar apreço aos doces, na maioria das vezes, recebia os melhores perfumes. Pensativa, abria o formoso frasco e umedecia as pontas dos dedos, levava a mão ao pescoço e tapava o frasco. Olhava-se no espelho e sorria. Zelosa, cozinhava, lavava a louça e a roupa… Deixava a casa balsâmica. Ao entardecer, jogava-se cansada sobre a cama arrumada com uma colcha de retalhos coloridos. De repente, a vovó sumia. Banhava-se num chuveiro velho e, voltava novamente usando uma roupa antiga e desbotada. E eu? Aguardava, quietinha e feliz. Vovó, perguntava ao espelho: — Estou bonita? Eu lhe respondia: — Vovó, você está bela! Rapidamente, escovava a roupa de seda já puída e, quase nem lhe servia mais, parecia-me. Olhava para mim sorrindo e me abraçava. Saíamos correndo até a Paróquia São Donato. A fé invadia nossos corações. A Páscoa tomava conta da pequena cidade.

A casa da vovó era a melhor do mundo! No corredor da sua casa repousava um quadro lindíssimo, quase caindo. Apreciava os pintores literários e pintou alguns quadros ilustrativos de um conto de John Galsworthy. Sua obra de arte foi um belo quadro a óleo, poético e evocativo. Sendo que, representou uma dançarina e, a longa saia escarlate esvoaçava, à sua volta. Magníficos quadros, sim, mas até hoje, abandonados praticamente. Nunca foi vista a artista e seus fios brancos sempre bailavam no ar com a brisa.

As nossas vovós nunca nos abandonarão. Aprendi que é preciso rezar e jamais querer saber tudo ao mesmo tempo. Páscoa é renascimento, alegria e amor.

“Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa ou Pessach é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, Páscoa é o amor.” (Albert Einstein)

“Ainda hoje somos homens e mulheres de passagem; somos filhos da Páscoa. Os mares existem; os cativeiros também. As ameaças são inúmeras. Mas haverá sempre uma esperança a nos dominar; um sentido oculto que não nos deixa parar; uma terra prometida que nos motiva dizer: Eu não vou desistir! E assim seguimos. Juntos. Mesmo que não estejamos na mira dos olhos. O importante é saber, que em algum lugar deste grande mar de ameaças, de alguma forma estamos em travessia.” (Pe. Fábio de Melo)

“Não que sejamos capazes por nós mesmos de algum pensamento (sobrenaturalmente bom), como vindo de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.” (2 Cor. 3,5)