Valores repassados através de emenda do deputado José Milton Schefer, junto com recursos do município, permitirão início de atendimentos em 2023

Balneário Rincão

Enquanto em algumas cidades da Região Carbonífera a Apae já conta com estrutura, outras buscam sua implantação. Em Balneário Rincão, que tem 70 alunos que ainda frequentam a Apae de Içara, o atendimento especializado deve ser iniciado em 2023. O recurso de R$ 1,06 milhão para a segunda etapa, que permitirá a conclusão da obra na cidade litorânea foi repassado durante cerimônia realizada na tarde dessa sexta-feira, através de emenda parlamentar do deputado estadual José Milton Scheffer, com complementação da Prefeitura Municipal.

Durante o ato, que contou com a presença de autoridades e da diretoria da Apae de Balneário Rincão, o parlamentar destacou a importância do trabalho da entidade. “Agradeço ainda ao governador Carlos Moisés e a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Janice Kasniak, pela execução do Programa SC Mais Inclusiva”, disse.

A obra terá mais de 1,1 mil metros quadrados e permitirá que, além dos alunos que estudam na Apae de Içara, outros também possam ser atendidos. “Temos cerca de 15 pessoas que hoje poderiam estar na Apae, mas não conseguem se adaptar ao transporte de ônibus, que, em alguns casos, leva mais de uma hora entre a casa e a Apae de Içara. Com isso, estes alunos permanecem em casa”, explicou o presidente da Apae de Balneário Rincão, Vilson Zanoni, enfatizando que a nova unidade também facilitará o contato das famílias com os profissionais da instituição. “Tanto para reuniões como para atendimentos especializados, tudo ficará mais próximo e acessível”, projetou, contando que o novo espaço ficará a, no máximo, seis quilômetros das residências dos alunos.

Para que os atendimentos sejam viabilizados após a conclusão da construção, o Governo de Santa Catarina repassará verbas para que a Apae faça a contratação dos professores e outros profissionais. Enquanto isso, os atendimentos de saúde que também ocorrerão na unidade serão custeados pelo Governo Federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS).