Vereadores ouvem agentes da segurança sobre ação nos municípios
Criciúma e Içara
A sessão legislativa das Câmaras de Vereadores de Criciúma e Içara estão ouvindo autoridades policiais com vista a melhorar a segurança pública nas cidades. Na terça-feira (15), o delegado Vitor Bianco Júnior, representando a Delegacia Regional da Polícia Civil, falou sobre a segurança pública em Criciúma.
“Todos os dias, recebemos pessoas reclamando do aumento da criminalidade”, relatou o vereador Manoel Rozeng, acrescentando que o delegado também já havia relatado fatos que o preocupam ainda mais e, por isso, o convidou para também alertar os demais vereadores. “Juntos teremos ainda mais força para revertermos este quadro”, justifica.
Segundo o delegado, o efetivo não é o ideal para manter um atendimento adequado. “Nosso estatuto prevê 5.994 policiais civis. No entanto, temos apenas 3.400 em atividade. Poderíamos fazer um concurso público para chamar os 2.594 que faltam”, disse Bianco.
Atualmente contando as sedes de delegacia regional, Criciúma tem 83 polícias civis, um está cedido para a Defesa Civil, um para o Instituto Geral de Perícias (IGP) e cinco para o Grupo de Atenção Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Para efeito de comparação, Araranguá tem 57 policiais, mas possui 69 mil habitantes, enquanto Criciúma tem 215 mil.
“Já estive na Câmara, quando solicitamos 75 policiais para toda região e vieram 13. Se compararmos a regional de Laguna, que atende 143 mil habitantes e tem 94 policiais, nós da Amrec teríamos que ter 283 polícias civis, mas temos 153”, alertou o delegado.
“Desde 2019, converso com os delegados gerais e acredito que não há outra saída além de um novo concurso público e o chamamento dos aprovados que aguardam para ingressar na Polícia Civil e assim prestar um trabalho ainda melhor a toda nossa região”, finalizou Bianco.
Em Içara
As preocupações com a segurança também preocupam os vereadores de Içara. Uma comissão especial para debater e buscar recursos para a segurança pública no município deverá ser implantada no legislativo. A proposta foi sugerida pelo vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (14).
Os vereadores também aprovaram requerimento ao Governo do Estado, solicitando mais efetivo e novas delegacias da Polícia Civil para o município. O vereador Polakinho justificou a necessidade de novas delegacias, e comparou a quantidade de delegacias em outras cidades do porte ou até menores que Içara.
“A demanda da cidade é grande, nada contra os municípios citados, mas o nosso município possui 57 mil habitantes, com apenas uma delegacia civil. A cidade de Araranguá com 68 mil habitantes tem quatro delegacias, São Joaquim 27 mil habitantes possui três delegacias”, informou Polakinho. Para o vereador a formação da comissão é importante para trabalhar e lutar pela implantação de mais delegacias e policiais para a cidade.
“Em reunião o delegado responsável falou sobre a falta de efetivo que prejudica os trabalhos da polícia. Içara é atípica, pois é cortada pela BR-101, SC-445 e a Via Rápida, são várias rotas de fugas, por isso precisamos cobrar mais investimentos na segurança pública”, ressaltou Polakinho.