Ela assumiu a presidência da Câmara de Vereadores e tem como meta buscar uma nova sede para a entidade

Criciúma

A professora Roseli de Luca Pizzolo (PSDB) tem uma meta para cumprir neste ano. Ela quer poder encaminhar a construção de uma nova sede para a Câmara de Vereadores de Criciúma. “Eu sei que não vou inaugurar, mas pelo menos quero entregar a ordem de serviço para que o Legislativo criciumense tenha uma nova sede”, destaca a presidente da Casa, que assumiu o cargo no começo do ano e ficará no comando dos trabalhos até o fim de 2022.

Segundo ela, a bandeira da construção de uma nova sede para a Câmara de Vereadores vai contar com o esforço de todos os integrantes da Mesa Diretora e dos parlamentares. Roseli avalia que o atual espaço dificulta que a população possa acompanhar as sessões, pois não conta com estacionamento e nem com acessibilidade. A saída do prédio atual, que fica próximo ao Hospital São José ainda irá proporcionar uma economia de R$ 500 mil por ano em aluguel.

Ela explica que o antigo prédio da Justiça do Trabalho chegou a ser cogitado para abrigar a Câmara, mas que as reformas que estavam sendo executadas acabaram sendo interrompidas com a chegada da pandemia e o local agora terá uma outra finalidade que será a implantação da Secretaria de Educação. No local da Secretaria de Educação, no prédio da prefeitura, passou a funcionar a nova Diretoria da Fundação do Meio Ambiente (Famcri).

O terreno para a nova sede ficará próximo ao Ginásio Municipal. “A obra será executada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Obras”, explica Roseli. Ela ainda justifica que todos os principais órgãos em Criciúma têm sede própria como a Associação Empresarial, a CDL.  “Será bacana a Câmara também ter uma sede, onde possa receber bem a população”, justifica a presidente.

Carreira pública

Roseli de Lucca Pizolo foi professora da Rede estadual de Ensino e trabalhou de diretora do Cedup, diretora geral do Colegião e trabalhou na Secretaria Estadual de Educação, em Florianópolis. No ano de 2010, no primeiro mandato do prefeito Clésio Salvaro assumiu a Secretaria de Educação, ficando por dois anos no comando da pasta. Novamente voltou a ocupar a Secretaria de Educação em 2017 ficando até o fim do mandato.

Nas eleições de 2020, foi a vereadora mais votada no município com 2.576 votos e neste ano, após a renúncia do ex-presidente, vereador Arleu da Silveira, foi eleita nova presidente da Câmara de Vereadores. “Eu sempre fui uma pessoa técnica e tenho na política uma forma de poder contribuir com a população através do meu trabalho. Também tenho foco de sempre conseguir contribuir para o desenvolvimento da cidade”, pontua.

Roseli ressalta que a relação do Legislativo e do Executivo tem sido o melhor possível, mas sempre mantendo a independência dos dois poderes. Também durante o ano quer fazer um trabalho junto à população para explicar qual a real função do vereador. “Sabemos que o vereador é que dá o respaldo para o trabalho para o Executivo, através da aprovação dos projetos”, explica.