Gestão definida

O Instituto Maria Schmitti será o responsável pela gestão da UPA do Rio Maina. A empresa é também a gestora da unidade da Grande Próspera. A informação é do secretário de Saúde Acélio Casagrande. “Eles venceram o processo licitatório que foi aberto pelo município e vão gerir o Rio Maina. Eles fazem um bom trabalho, tem recebido elogios e já tem experiência. A comunidade está esperando por essa estrutura já há muito tempo e temos convicção que será uma unidade de muita resolutividade que vai contribuir com a saúde dos criciumenses”, afirma Acélio.

Inauguração

Segundo o secretário, a unidade será inaugurada no próximo dia 18. “E com a presença confirmada do Ministro da Saúde. O ato está marcado para às 11 e com todos os cuidados sanitários necessários para o evento. O ministro vem conhecer a estrutura já que o Governo Federal será parceiro e encaminharam os recursos para a co-gestão da unidade”.

Hospital

Acélio explica que durante a passagem do ministro, o prefeito Clésio Salvaro também pretende apresentar o Hospital Santo Agostinho. “Que está com licitação em curso e que será também uma unidade importante. Ele vai começar como um Hospital de Olhos e será a referência para a região, mas aos poucos outros serviços também serão inclusos”.

União Oficializada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, na terça-feira (8), em sessão administrativa, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil (União), agremiação política resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). A nova legenda terá como número nas urnas o 44. A nova legenda surge cobiçada já para a eleição deste ano. Isso porque o União nasce como a maior bancada do Congresso Nacional com 82 deputados e oito senadores, mas a aposta é que a união entre o 17 e o 25 também provoque algumas saídas. Essa configuração vai garantir ao União o maior espaço do horário eleitoral gratuito e também a maior verba dentre todas as legendas no Fundo Partidário, com um repasse de quase 800 milhões de reais.

Por aqui

Em Criciúma, o União terá, se não houver nenhuma saída, uma bancada com três vereadores; Manoel Rouseng (DEM) e Daniel Antunes e Júlio Kaminski (PSL). O partido também surge em Santa Catarina com um nome encaminhado para a disputa do Governo do Estado. Prefeito de Florianópolis Gean Loureiro é o nome da legenda para tentar o comando do Estado.

Prévias mantidas

Em nome da unidade do partido ficou decidido manter a realização das prévias para o dia 19 de fevereiro. A decisão ocorreu após a reunião do presidente estadual Celso Maldaner com a Bancada Estadual e o pré-candidato e prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, conforme já havia sido divulgada pela Resolução 001-2022, com as regras para eleição que escolherá o nome do MDB que disputará o Governo de Santa Catarina. As lideranças emedebistas devem se reunir novamente no dia 12 de fevereiro, próximo sábado, para mais uma conversa. Dessa vez, participam, além da bancada estadual, os deputados federais e os três pré-candidatos inscritos – Celso Maldaner, Antídio Lunelli e Dário Berger. O senador não pode participar na reunião desta quarta-feira para cumprir agenda em Brasília.

Transporte

O vereador Daniel Antunes voltou a cobrar um aumento no número de linhas disponíveis no transporte Coletivo de Criciúma. O parlamentar aproveitou a sessão desta terça-feira e solicitou ao Executivo para que informe sobre a retomada de aumento dos horários de ônibus em todas as linhas e bairros de Criciúma, além disso, o parlamentar questiona a possibilidade da retomada de pagamento em espécie dentro dos ônibus. Por conta disso, o vereador também solicita que informe a possibilidade do retorno dos cobradores dentro do transporte público, além de ser analisada a reativação da catraca desativada dentro do Terminal Central.

Atraso

O número de crianças brasileiras entre 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever quase dobrou entre 2020 e 2021. O levantamento feito pela ONG Todos pela Educação apontou que esse índice subiu de 25%, em 2019, para 41%, no ano passado. Isso significa que a cada 5 crianças nessa faixa etária, duas não estão alfabetizadas como deveriam. Avaliação é de que a piora neste cenário tenha sido provocada pela pandemia de Covid-19.

Segurança

A segurança voltou a ser pauta da Câmara de Vereadores de Içara. Preocupação é com o aumento no número de assaltos e furtos que tem sido registrados na cidade nos últimos meses. Em entrevista à Massa FM, o vereador André Jucoski diz que os casos mais graves têm acontecido em comunidades do interior, onde as rondas são mais raras. Segundo ele o legislativo deve encaminhar pedido ao Governo do Estado para que a cidade receba reforço para combater a criminalidade.

Exemplo

Secretaria de Estado da Fazenda estampou em seu site o feito da Cooperaliança como a primeira cooperativa do estado a emitir uma nota eletrônica de energia elétrica. Meta, segundo o Estado, é garantir que todas as demais permissionárias e concessionárias sigam o mesmo caminho. “A NF3e trará um excelente avanço para as partes envolvidas pois, além de trazer maior segurança entre as operações e controle em tempo real, também será possível uma redução dos custos de arquivamento, eliminação do uso de papel e pesquisas feitas de uma forma mais rápida e precisa”, destaca a diretora de Administração Tributária (DIAT), Lenai Michels. Mais um ponto para o time da Cooperaliança.

Trabalhando Forte

Enquanto Márcio Búrigo avalia o cenário e as condições do PL para o pleito do ano que vem, o seu braço direito, Giovanni Fellipe, segue trabalhando para estadualizar o nome do ex-prefeito de Criciúma. Na última semana estava no norte do Estado e esta semana cumpre agenda na Serra Catarinense. Para ter dedicação total a função, ele acabou deixando a câmara de Içara no final do ano passado.