Vaga

Candidata a prefeita de Criciúma pelo PL na última eleição, a advogada e jornalista Júlia Zanatta foi as redes sociais para deixar claro que a vaga a deputada federal na eleição deste ano já tem “Dona”. “A pré-candidata pelo PL aqui no Sul do Estado Sou eu. A gente tem que se posicionar para o negócio não virar baderna. Que cada um crie o seu caminho e não pise no meu”, afinetou. A manifestação de Júlia Zanatta vem após a sinalização de Daniel Freitas de que vai mesmo para o PL, mesmo partido de Bolsonaro. A filiação dos dissidentes do PSL (além de Freitas, Jessé Lopes também deve ir ao PL) tem esquentado o clima no PL e pelo visto o senador Jorginho Mello vai ter que trabalhar dobrado para trazer a paz de volta ao 22 do Sul do Estado.

O fechamento

Pais com filhos na creche na comunidade de Ponta do Mato começaram a semana e o ano letivo reclamando o fechamento da unidade. “A decisão foi tomada pelo governo e leva em conta a necessidade de gerir com eficiência a coisa pública”, explica a Secretária Rose Reynaud. Segundo ela, aquela unidade tinha apenas nove estudantes e por conta desta baixa procura se tornou inviável. “Por isso, as crianças estão sendo remanejadas para a Unidade São Rafael. O transporte será feito pelo município sem que haja qualquer prejuízo para os estudantes. Ao contrário. Eles terão acesso a uma estrutura muito melhor equipada e estarão ainda mais bem atendidos. Entendo os pais, mas a mudança é necessária e será positiva”, comenta a secretária.

Já os pais

Os pais não concordam com a posição e defendem que a unidade siga atendendo.  O assunto foi pauta na Câmara de vereadores de deve continuar rendendo mais alguns capítulos.

Sem Rotativo

Serviço de estacionamento rotativo em Içara está temporariamente suspenso. A empresa que fazia a gestão pediu um aumento de 70 centavos no valor cobrado por hora. A prefeitura não concordou e o destrato de contato foi feito. Agora o município busca uma alternativa. O serviço precisava de ajustes, isso é verdade, mas o rotativo é fundamental para organizar o trânsito no centro da cidade e fundamental para o comércio.

Crescimento

Comércio de Içara mantém até o próximo sábado os descontos de até 50% nas lojas que integram a edição 2022 do LiquidaIçara. A promoção começou na última terça-feira e a avaliação até o momento é positiva. Em entrevista ao Microfone Aberto, o presidente da CDL Paulo Brígido disse que a expectativa é que o movimento cresça no decorrer da semana. Segundo ele a promoção ajuda a aquecer o caixa dos lojistas e dá folego para os empresários programarem as ações para o restante do ano. “Esta semana deve ter ainda mais movimento porque todos já receberam seus salários. Então a expectativa é muito positiva”, aposta.

Ligação

Casan está orientando os moradores de Içara a iniciarem a ligação de suas residências na rede coletora de esgoto. Objetivo é estimular a população a fazer a conexão e permitir o início do tratamento. Em paralelo também deve iniciar o processo de cobrança da tarifa. Ela vai custar o mesmo valor da tarifa de água.

Greve

Trabalhadores do Carvão começaram a semana em greve. Categoria não gostou da maneira como a negociação foi conduzida e reclama principalmente das dificuldades de garantir as chamadas cláusulas sociais. São quase 3 mil trabalhadores em seis municípios de braços cruzados. Siecesc emitiu nota detalhando a negociação. Os empresários do setor afirmaram que respeitam a posição da categoria, mas lembraram que a greve prejudica a todos.

Volta

Rede Estadual de ensino abriu ontem o ano letivo em todos os municípios de Santa Catarina. Diferente do que aconteceu no ano passado, a volta as aulas agora ocorre no Modelo é 100% presencial. A segunda também é de volta às aulas na rede privada e na rede municipal de ensino de Içara e Urussanga. Em Criciúma o ano letivo começa na segunda da semana que vem.

Candidato

O deputado estadual e pré-candidato ao senado Kennedy Nunes (PTB) esteve no gabinete do vereador Obadias Benones (Avante). A visita ocorreu nesta sexta-feira e a pauta girou em torno da pré-candidatura de Benones à Alesc no pleito deste ano. Kennedy entende que Obadias tem o perfil para substituí-lo no parlamento catarinense, já que ambos são membros da Assembleia de Deus e defendem a pauta conservadora. Obadias ouviu atentamente e confirmou a Nunes o que suas lideranças já estão anunciando. É 100% pré-candidato a deputado estadual.