Tendências gastronômicas para 2022
Chef PV Show comenta sobre o mercado da gastronomia e os rumos do setor em 2022.
Nos últimos anos, nossa vida mudou drasticamente. Com a pandemia do coronavírus, tudo e todos foram afetados. Com a gastronomia não é diferente. Hoje deixamos as receitas de lado e vamos falar um pouco sobre as tendências para 2022 em um dos setores que mais teve que se adaptar nesses tempos difíceis.
Os preços seguirão subindo: A inflação vem ganhando números históricos, o que faz aumentar a energia, o gás e os impostos sobre todos os produtos. Com essa realidade, é impossível prever estabelecimentos barateando serviços. A comida vai aumentar, seja para refeição no local como para delivery.
Legenda: a carne suína é uma excelente alternativa ao preço da proteína bovina. Na foto, um belo prime rib suíno, grelhado com cebola e ervas, que tem preço bem mais barato e é delicioso.
Drinques prontos engarrafados: Muitas pessoas frequentavam estabelecimentos não só pela comida, mas também pelas bebidas. Os drinques e coquetéis que faziam muito sucesso nos estabelecimentos, agora vem ganhando versões para a viagem e indo para as casas junto com os pedidos do Delivery. As conveniências com entregas de bebidas também aumentaram.
Legenda: Existem versões em embalagens de fechamento hermético ou também em copos que conseguem viajar no pedido de delivery. Personalizações bonitas e que trazem carinho também são comuns nesse novo serviço.
Mais opções de delivery: O delivery, que antes era terra de hot dog e hambúrgueres, hoje tem o serviço melhorado e até comida requintada. Massas, carnes, nhoques e muitos outros pratos mais elaborados entraram nos pedidos com restaurantes tentando se adaptar a nova realidade.
Comidinhas rápidas: Com cada vez menos tempo
Legenda: Além do serviço melhorado, surgiram mais opções de cardápio para delivery. Já pensou um bife à parmegiana desse chegando em sua casa?
Valorização do produto local: Já era uma tendência por conta do frescor dos alimentos e fortalecimento da rede local de produtores, mas agora tornou-se uma necessidade econômica. Transporte tornou-se muito caro com o aumento da gasolina, afinal, a base brasileira é rodoviária e o acondicionamento depende da energia elétrica, ou seja, quanto mais próximo forem os produtores, mais vantajoso em todos os aspectos para os restaurantes.
Cozinha afetiva: A cozinha afetiva (chamada anteriormente com seu nome em inglês, comfort food) já era uma tendência, mas agora ganhará força, isso porque esse tipo de gastronomia traz conforto, memórias boas e remete a tempos mais fáceis. Tudo que o consumidor atualmente vem buscado em suas experiências.
Embora tendências, espero que nossa sociedade possa aprender com esse tempo difícil e que a pandemia possa ficar no passado em 2022. Que os restaurantes possam ser locais de encontro e momentos felizes.