Ele sucede o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, em cerimônia na sede da associação

Criciúma

O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), assumiu ontem (27) a presidência da Associação de Municípios da Região Carbonífera. Ele sucede o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB), em cerimônia na sede da Associação.

O novo presidente defendeu a revitalização do aeroporto Diomício Freitas e a volta dos voos comerciais, assim como o investimento no turismo regional, além da união das lideranças para o desenvolvimento do sul. “O aeroporto é um grande vetor de investimento. Vamos buscar parceria com a Unesc, para um projeto de turismo da região carbonífera de forma integrada, respeitando as características de cada município”, afirmou em seu discurso de posse.

Neguinho agradeceu os prefeitos por depositar a confiança em seu nome. “É um momento muito importante da minha carreira”, revelou. Ele pregou a união entre os prefeitos, independente das siglas partidárias, e da classe empresarial para o desenvolvimento.

O presidente recém empossado ainda declarou que vai reforçar o pedido de 2,5 milhões junto ao Governo do Estado para ampliação da sede da AMREC. “Já há um pedido na Casa Civil, e amanhã vamos reforçar”, completou.

Acordo

Antes da posse, o prefeito de Forquilhinha agradeceu aos prefeitos do PSDB (Clésio Salvaro, Rogério Frigo e Franqui Salvaro), e explicou à imprensa o acordo, que permitiu que Neguinho tomasse posse como presidente. “Foi um gesto dos três prefeitos do PSDB, em quem devo agradecer”, disse.

Pelo estatuto da Amrec, a eleição funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, de Jorge Koch, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano seria o PSDB, que tem três prefeitos (Criciúma, Siderópolis e Nova Veneza, assim como o PP (Içara, Morro da Fumaça e Urussanga), mas a soma da população favorece ao PSDB.

Neguinho assumiria em 2024. Mas teria de se descompatibilizar da Associação seis meses antes, para concorrer à reeleição. Coisa que os prefeitos Clésio Salvaro e Rogério Frigo, já reeleitos não precisam fazer.

Forquilhinha na Amrec

Neguinho é o 39º presidente da Amrec e o quarto prefeito de Forquilhinha que assume a presidência, que já teve Vanderlei Luiz Ricken, em 2000; depois Paulo Hoepers, em 2005; e Vanderlei Alexandre em 2013 e 2016.

Jorge na Fecam

O prefeito de Orleans e agora ex-presidente da Amrec, Jorge Koch, é candidato a presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Durante o discurso ele reforçou junto o pedido que os prefeitos comparecem na segunda-feira em Florianópolis para dar apoio a sua candidatura.

Sobre a Amrec ele reforçou que foi um prazer e uma honra estar à frente. Ele resumiu o seu mandato dizendo que todo o esforço e energia em 2021 foram empregados em medidas no combate à pandemia. “Tínhamos diversas pautas positivas, mas tivemos que focar no combate e prevenção do Covid-19. Na abertura de novos leitos, nas vacinas, na volta às aulas de forma presencial e nas medidas para evitar a proliferação a pandemia”, avaliou Koch.

O prefeito ainda enumerou o plano de desenvolvimento econômico regional, o plano de mobilidade urbana feito em nove municípios de forma consorciada e o selo SISBI. “Cansamos de falar das melhorias da infraestrutura das nossas rodovias estaduais. Concluímos o Plano de desenvolvimento regional, mas agora precisamos trabalhar para colocá-lo em prática. Tirar o plano do papel, para melhorar a nossa economia. Mas foi um ano positivo, principalmente se pensarmos que conseguimos o selo de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). E que agora nossos produtos de origem animal vão poder ser comercializados em todo o país”, analisa.

Moreira acompanha posse da Amrec

Em agenda no Sul, o diretor-financeiro do BRDE, Eduardo Pinho Moreira, acompanhou ontem (27), a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), instituição que presidiu, por duas vezes, em 1993 e 1996, enquanto prefeito de Criciúma.

O ex-governador foi bem recebido pelas lideranças, e citado pelo prefeito de Orleans, Jorge Koch, pelo seu potencial político em Santa Catarina, já que é candidatíssimo à presidência da Fecam. “Peço ajuda do ex-governador para buscar seus prefeitos e alcançarmos a presidência da Fecam”, declarou em seu discurso de despedida da presidência da Amrec.

Conselho Executivo Eleito

  • Presidente: Prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (PSD);
  • 1º Vice-Presidente: Prefeito de Lauro Muller, Saionara Bora (MDB);
  • 2º Vice-Presidente: Prefeito de Morro Da Fumaça, Agenor Coral (PP);
  • 1º Secretário: Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB);
  • 2º Secretário: Prefeito de Urussanga, Jair Nandi (PSD);
  • 1º Tesoureiro: Prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro (PSDB);
  • Titulares Do Conselho Fiscal
  • Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB);
  • Prefeito de Balneário Rincão, Celoy Custódio (PMDB);