Moisés na região

Semana termina com a passagem do governador Carlos Moisés na região. O chefe do executivo catarinense vem para assinar a Ordem de Serviço para obras de melhorias do Aeroporto Diomício Freitas, num investimento de aproximadamente R$ 16 milhões. A informação foi antecipada pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT). As obras no aeroporto de Forquilhinha são o primeiro passo para tentar reativar comercialmente o aeroporto da Amrec. O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, não esconde a confiança de que o Diomício Freitas tem viabilidade para voltar a receber voos regionais e ligar a região com os grandes centros do país. O investimento e a esperança de reativação também encontra eco nas reclamações dos usuários do aeroporto de Jaguaruna, que apesar da boa movimentação ainda não conseguiu se consolidar. O que já está certo até o momento é que logo que o Diomício Freitas for revitalizado, ele terá sua gestão repassada para a iniciativa privada e serão os novos gestores que terão a missão de atrair as empresas para operarem no Regional Diomício Freitas.

Na região

Pré-candidato do MDB ao Governo de Santa Catarina, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, cumpriu agenda pela região. Ele está licenciado do cargo de prefeito e trabalha pelo estado para tentar consolidar seu nome e vencer as prévias do MDB. Foi com este objetivo que ele passou por Criciúma. Durante sua estada por aqui, aproveitou para alfinetar o atual governo, do qual seu partido faz parte. Lunelli defende uma gestão que olhe diferente para o empresário e que apoie a livre iniciativa. No MDB, Lunelli vai disputar com Celso Maldaner e com Dário Berger, mas este último ainda pode deixar o 15 para tentar consolidar sua candidatura no PSB.

Covid

A preocupação com o alto número de casos ativos de Covid-19 segue em toda a região. O número de casos ativos até deu uma leve recuada, mas ainda é cedo para relaxar. A exemplo do que vem sendo dito desde o início da pandemia, a prevenção e a vacinação seguem sendo os remédios mais adequados para o enfrentamento da Covid.

Falando em preocupação

A vacinação das crianças segue sendo um desafio para os municípios. Muitos pais estão resistindo a levar os pequenos para tomar as doses. Duas semanas após o início da vacinação a procura ainda é considerada baixa. É sempre importante ressaltar que a vacina é segura e importante para conter gradativamente a pandemia.

Cautela

Setor da construção civil, fundamental para a economia do Brasil e para a geração de empregos e renda em todo o país começa o ano registrando uma piora no otimismo dos empresários. Apesar do bom momento vivido no final do ano passado, os investidores temem que o ano de Eleição e Copa do Mundo influenciem o desempenho do mercado.

Demora

Na região, a demora na liberação de novos loteamentos, um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, também deixou os investidores do setor de barbas de molho. A mudança em muitos governos e o afastamento de funcionários por conta da pandemia, fez o serviço andar a passo de tartaruga prejudicando várias incorporadoras.

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,58% em janeiro, 0,20 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de dezembro (0,78%). Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 10,20%, abaixo dos 10,42% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2021, a taxa foi de 0,78%.

Estiagem

Governo de Içara segue trabalhando para tentar minimizar os efeitos da estiagem. Dados levantados pela Epagri apura que os danos já são sentidos por pelo menos 580 produtores, com estimativa de prejuízo já consolidado de R$15,9 milhões, apenas com a primeira safra de milho e soja, produção de leite e rizicultura. Além de prejuízo para a cidade, a falta de chuva também vai acabar pesando no bolso dos consumidores.