Ademar Darolt comando o Legislativo rinconense e tem expectativa de um 2022 ainda melhor

Balneário Rincão

O município de Balneário Rincão tem crescido em um ritmo acelerado, inclusive no número de moradores e tem exigido muito trabalho para os vereadores. No ano de 2021, os parlamentares fizeram 260 indicações, quase todas pedindo melhorias nas ruas do município e também na área da saúde. Ainda foram feitas 24 moções de aplausos e reconhecimento. Foram aprovados 32 projetos de Lei do Poder Executivo e 17 projetos de Lei do Legislativo. “O prefeito Jairo tem um ritmo de trabalho muito intenso e nós temos que seguir na mesma linha, pois precisamos dar suporte ao trabalho dele aprovando na Câmara os projetos que são enviados”, destaca o presidente do Legislativo Ademar Darolt.

Darolt termina o ano conseguindo fazer economia, mesmo realizando diversas melhorias na Câmara, como uma pintura interna, placas de identificação dos vereadores, equipamentos audiovisuais para transmissões das sessões, móveis para o plenário da Câmara, câmeras e sistemas de segurança, leitora de código de barras, computador, ar-condicionado e monitor de votação. Além disso ainda irá devolver ao Executivo cerca de R$ 260 mil.

Dentre os projetos criados pelos vereadores está o que garante ao estudante com deficiência prioridade na matricula em escolas municipais próximas de suas residências. Para efeito desta lei, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo na natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual em iteração com uma ou mais barreiras, pode obstruir a sua participação plena efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A lei é de autoria do vereador Antônio Ricardo Venturini Junior e de Jorge Dory da Luz.

Já o projeto de autoria do vereador Luiz Carlos de Bittencourt, o Carlão da CP, concede bolsa de estudos aos servidores públicos efetivos e comissionados da Câmara. Pela proposta a bolsa pode ser para estudantes de graduação, pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento, incluindo a matrícula, na proporção de 50% para os servidores efetivos e comissionados.

Darolt avalia que os vereadores fizeram o papel de fiscalizar e também legislar. Segundo ele, o número de indicação, mostra que os parlamentares ouviram os moradores e levaram os seus pleitos para a Câmara. “Tivemos um ano de harmonia com o Executivo, pois aprovamos todos os projetos enviados e participamos de algumas discussões”, relata o presidente.