Novo destino

Transformado em hospital de retaguarda durante a pandemia, o Hospital Santo Agostinho, do Rio Maina, deve ganhar status de Hospital de Olhos 24 horas. A informação é do secretário de Saúde Acélio Casagrande. Segundo ele o assunto vem sendo trabalhado junto ao Governo do Estado. A expectativa é que ele se torne mais uma referência para a saúde de toda a região. “Uma referência e um legado que vamos deixar para toda a região. Nossa intenção é colocar ali um hospital de olhos com atendimento 24 horas e ir gradativamente referenciando em outras atividades. Aos poucos será mais uma estrutura de saúde consolidada para ampliar o atendimento da população de todo o Sul”, ressalta. Segundo Acélio, a importância de um hospital de Olhos para o Sul de Santa Catarina já está mais que comprovada. “Não temos hoje um atendimento especializado na região. Se o morador sofrer uma lesão ele tem que procurar socorro na Capital do Estado. Por isso todo o esforço que está sendo realizado para viabilizar esta proposta”.

Poço do Turismo

Depois do Mirante, já em obras, o Morro Cechinel também vai ganhar um poço de respeito. A informação é do prefeito Clésio Salvaro. “Será uma estrutura que vai levar as pessoas para as profundezas, passando pelas camadas de rochas até chegar ao carvão. A ideia é que esse poço ligue com as galerias da mina de visitação e permita ao visitante um passei por toda a riqueza da nossa história”, argumenta Salvaro. Em entrevista a Massa FM, ele disse que a intenção do governo é transformar o Morro Cechinel em um grande complexo para o lazer do criciumense e um atrativo para os visitantes que passarem pela cidade. “Além do Mirante e deste acesso a mina vamos ter trilhas, herbário, tirolesa, enfim uma série de atrações. Eu defendo o turismo e entendo que a região precisa ter atrações e um roteiro integrado e estamos trabalhando para dar a nossa contribuição”, ressalta.

Sem acordo

Enquanto isso nos bastidores da Política de Morro da Fumaça já fica claro que a troca no comando do legislativo não será nada harmoniosa. Há uma certa rebelião no grupo que hoje dá sustentação ao governo do prefeito Noi Coral e que garantiu a eleição do atual presidente Luciano Formentin. Há hoje pelo menos dois parlamentares da base que, há tempos, não escondem o descontentamento. Um deles, inclusive, pode anunciar em breve a sua mudança de partido. Tendência é que o clima siga esquentando até a eleição.

Data definida

O Presidente da República do Brasil, Jair Bolsonaro, assinará a ficha de filiação do Partido Liberal na manhã do próximo dia 22, em evento político dos liberais, a ser realizado em Brasília. A informação foi confirmada pelo Presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto. A decisão fortalece ainda mais a posição de Jorginho Mello como candidato do PL ao Governo de Santa Catarina, mas também deve trazer desdobramentos na articulação do partido na região.

Comparação

Deputado Ivan Naatz está na Escócia onde participa da Cúpula do Clima. Ele é do PL, mesmo partido ao qual irá se filiar o presidente Bolsonaro. Nas redes sociais ele resolveu dar aquela aliviada no preço da gasolina e fez uma comparação com o preço no Brasil. Levou uma invertida dos internautas, que resolveram ir na mesma linha de comparação e lembraram ao parlamentar que um salário mínimo por lá é de quase 11 mil reais, bem melhorzinho que o nosso de pouco mais de mil reais.

Eleição no PP

PP de Içara se reúne nesta sexta-feira para definir quem será o novo presidente do partido na cidade. O partido tem cinco nomes cogitados que são Vamilson Pacheco; Jandir Sorato; Alcino Fernandes (Chimba); Márcio Fólis e Emanuel Moreira. Segundo o atual presidente, Tuca Lodetti, foi inscrita apenas uma chapa que contempla diretório, suplentes, conselho fiscal, conselho consultivo, delegados à convenção estadual e conselho de ética. Desta chapa vai sair um dos nomes que será oficializado, provavelmente por consenso, para comandar o partido.