Retorno está autorizado desde segunda-feira (4)
Da Redação
Está autorizado pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina o retorno das visitas presenciais nas unidades prisionais e socioeducativas do Estado. A liberação passou a valer desde segunda-feira (4), e os encontros precisam obedecer os regramentos sanitários aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Coes/SES).
As visitas estavam suspensas desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo a portaria da SAP, só podem entrar nas unidades as pessoas que já receberam duas doses da vacina (ou dose única) contra o coronavírus. O interno também precisa ter completado o esquema vacinal. O uso de máscara, higienização das mãos, aferição de temperatura, distanciamento social de no mínimo 1,5 metro e verificação de ausência de sintomas da doença são obrigatórios.
Ainda segundo as regras, as visitas nas unidades presenciais acontecerão uma vez por mês, podendo ser substituída por visita virtual, caso seja da vontade do visitante. Já nas unidades socioeducativas serão permitidas quatro visitas ao mês, sendo no máximo uma por semana, divididas em até uma visita presencial e três virtuais.
Outro fator que será levado em consideração é a classificação da região onde está instalada a unidade prisional ou socioeducativa na Matriz de Risco de Covid-19 de Santa Catarina. A duração do encontro entre o reeducando e o familiar será de 30 minutos nos níveis grave e alto (laranja e amarelo) e de uma hora no nível moderado (azul). Na unidade que estiver na região classificada na matriz de risco gravíssimo (vermelho) não haverá visita. Caso ocorra um surto da doença na unidade, o acesso será suspenso.