Perspectiva é positiva para uma área plantada de 2 mil hectares no município de Içara

Içara

No Sul do Estado, a colheita de fumo inicia mais cedo em relação a outras regiões produtoras em Santa Catarina, e em Içara a perspectiva é positiva para a safra 2021, que deve estar colhida até o final de novembro. No município, a área plantada é de 2 mil hectares e a estimativa para a produção deste ano fica entre 4 mil e 4,5 mil toneladas.

“Tivemos uma produtividade muito boa este ano, estamos vendo lavouras muito bem apresentadas e a média deve chegar a 2,5 mil quilos por hectare, mas isso depende de alguns fatores. Agora ficamos na expectativa para não dar um temporal, granizo ou vento, pois isso traria um estrago grande”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Içara, Jair De Stefani.

Segundo ele, o frio intenso deste ano não prejudicou o cultivo e foram registrados poucos eventos climáticos desde o plantio. “Passamos um susto na semana passada, mas o granizo atingiu bem poucas lavouras em Içara. Na Terceira Linha, teve lavouras que perderam 30% da roça por onde passou, causando a quebra das folhas. Nesses casos, o seguro cobre, mas quem não tem seguro fica no prejuízo”, salienta.

As negociações com as empresas para a venda da safra já começaram e a expectativa é de que o reajuste considere os custos de produção. “Embora o fumo tenha um preço alto, os custos de produção também são altos e é muito difícil conseguir mão de obra para a colheita, o que também encarece. Os insumos subiram muito e, para acompanhar, o reajuste deveria ficar acima de dois dígitos”, projeta Jair.

“O milho dobrou de preço, a soja aumentou também e o fumo precisa acompanhar, porque senão os produtores vão migrar para outras culturas, mais rentáveis. Esperamos que as empresas entendam isso, levem em consideração os nossos questionamentos e valorizem o produto”. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.