Pessoas que foram infectados pelo novo coronavírus fizeram tratamento no Centro de reabilitação pós-Covid de Içara
Içara
Os moradores de Içara que foram infectados pelo novo coronavírus e passaram por momentos difíceis para vencer a doença ganharam ajuda extra com a implantação do Centro de Recuperação Pós-Covid de Içara, que funciona no Centro Municipal de Fisioterapia Tramauto-Ortopedia (Cefito), que está localizado no bairro Jardim Elizabeth. “Quando eu cheguei no Centro de Recuperação da Covid, cheguei muito mal, fraqueza, sem ânimo. Com ajuda da fisioterapeuta e da educadora de educação física fui evoluindo e tendo força de vontade para vencer esta doença e fui me reestabelecendo”, aponta Anderson Vagner, que ainda está fazendo o tratamento.
Para ele, a ajuda das profissionais está sendo fundamental para a recuperação. “Junto com elas estou conseguindo vencer esta doença, não venci totalmente, mas me sinto bem melhor, porque quando estive com elas percebi a evolução e com este acompanhamento estou me sentido bem melhor e após três meses de afastamento do trabalho já consegui retornar e com ajuda delas consegui vencer”, fala em tom de agradecimento às profissionais.
Anderson ainda sente um leve cansaço, mas está com fé que vai ficar 100% recuperado. Assim como ele, muitos pacientes que tiveram a Covid-19, estão passando pelo Centro de Reabilitação Pós-Covid. No local eles fazem o tratamento em grupo e de forma individual. Na maioria das vezes, eles entram com bastante fadiga e com dificuldades de respirar.
Rita de Cássia também passou por tratamento de reabilitação. Como teve dificuldades após receber alta do hospital, já que ficou quase dois meses internada nos hospitais. Somente na UTI do Hospital Regional de Araranguá, Rita ficou por mais de um mês na UTI e entubada. Ela também teve ajuda dos profissionais de fisioterapia domiciliar e aos poucos vem conseguindo a recuperação da saúde.
“Eu fiz a fisioterapia domiciliar durante dois ou três meses, depois recebi alta e fui encaminhada para a educadora física Luciana. Graças a Deus e aos técnicos a minha reabilitação sempre teve uma boa evolução. Hoje faço Pilates em uma Clínica com o Vinícius que também é fisioterapeuta e a minha recuperação está excelente. Nos outros dias faço caminhadas ao ar livre ou nos dias chuvosos faço exercícios de alongamento em casa”, relata Rita. “Todos os profissionais do Cefito sempre foram atenciosos e competentes”, completa.
O secretário municipal de Saúde de Içara, Sandro Ressler explica que a reabilitação Pós-Covid é feita junto ao Centro Municipal de Fisioterapia, sendo o trabalho realizado por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e educador físico, conforme a necessidade do quadro apresentado pelo paciente. O secretário acrescenta que nos últimos dias vem sentido melhora no quadro. “Houve uma significativa melhora em relação aos números do Covid no município, especialmente em relação a gravidade dos pacientes e ao número de internações, porém ainda não podemos relaxar quanto as medidas sanitárias e reforçamos o pedido à população para evitar aglomerações, manter o uso de álcool em gel e o uso de máscaras”, reforça.
Segundo o secretário, mesmo com a melhora, o centro de triagem municipal funciona de segunda a domingo entre as 7 e 19 horas sem fechar ao meio-dia. “No momento, estamos tendo cautela em relação ao quadro epidemiológico e não pretendemos promover mudanças no centro de Triagem em curto espaço de tempo”, pontua. “Temos observado que as alterações clínicas pós-covid também estão aparecendo em menor intensidade e cremos no sucesso da vacinação para a redução de danos, sequelas, gravidade da infecção e óbitos”, acredita o secretário.
Coordenador aponta outros serviços oferecidos no Cefito
O coordenador do Centro Municipal de Fisioterapia Tramauto-Ortopedia, Milton Fernandes, aponta outros serviços oferecidos no local. Ele explica que para um paciente fazer fisioterapia, primeiro ele terá que procurar uma unidade de saúde do município e fazer uma consulta médica, que vai avaliar a necessidade de fazer um tratamento através de fisioterapia.
Milton relata que são oferecidos serviços de fisioterapia neuropediatra, neurologia adulto, reumatologia. “Geralmente quando um paciente passa por um AVC e apresenta sequelas, os médicos recomendam fisioterapia para ajudar na recuperação”, pontua. Também pacientes com dores crônicas são encaminhados para fisioterapia.