Fonplata avança

Governo de Criciúma entrega neste sábado a ordem de serviço para mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana custeado com recursos do financiamento internacional do Fonplata. A autorização para o projeto será entregue em uma cerimônia programada para a  Mina de Visitação Octávio Fontana. “Essa é mais uma obra que integra o binário da Santos Dumont. Nessa etapa vamos autorizar o elevado que vai ligar o trânsito da Desembargador Pedro Silva com a rodovia Luiz Rosso”, explica o secretário geral do Governo de Criciúma, Vagner Espíndola. A tendência é que a obra seja iniciada no decorrer de outubro. Quando estiver concluída ela deve acabar com mais um gargalo no trânsito de Criciúma. Quem circula pelos bairros Michel, Comerciário e São Luiz sabe o quão complicado é o trânsito neste trecho nos chamados horários de pico. A aposta do governo é que com o fim do gargalo e a melhoria da mobilidade toda essa região acabe entrando em um novo ritmo de valorização e desenvolvimento.

Valorizar o turismo

Presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Zalmir Casagrande confirmou que o município pretende dar uma atenção especial a partir de agora ao turismo. Ele fez questão de destacar, durante entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM, que a cidade tem sim potencial para atrair visitantes e que precisa integrar um plano regional de turismo. Para isso vai começar fazendo o seu papel e cuidado do dever de casa. “Temos turismo sim e precisamos dar atenção e investir nele e é isso que vamos fazer”, pontua.

Vagas abertas

Associação Brasileira de Trabalho Temporário está confiante com a reta final de 2021. Estudo feito pela entidade mostra que o número de vagas temporárias que deve ser aberto neste ano será pelo menos 20% maior que o ano passado. Boa parte destas vagas será criada no comércio, que chega no último trimestre do ano apostando em um crescimento nas vendas e por consequência a necessidade de ampliar as vagas para atender esta demanda. Aposta das CDLs da região, por exemplo, é crescer ao menos 5% nas vendas para o Dia das Crianças, outros 5% na Black Friday e um crescimento perto de 10% para o Natal.

Projeto vencedor

Advogado Jeferson Monteiro recebeu o ex-governador Eduardo Moreira para uma conversa em seu escritório. Suplente de vereador pelo PSL em Criciúma, ele lembrou que Moreira tem um grande projeto para a região e que ele quer estar um projeto vencedor. “2022 é logo ali. Vamos ver o que acontece. Queremos participar de um projeto vencedor. Que possa de fato trabalhar pelo Sul”, ressalta. Jeferson não fala em mudança de partido ou de uma possível candidatura no ano que vem, mas já tem pelo menos uma posição bem clara. “Não há nada definido. Tem a questão do PSL/DEM. Tem a minha suplência em jogo. Mas uma coisa eu posso afirmar: Kaminski, meu grupo não apoia”, garante.

Eventos liberados

De maneira gradativa, o Estado sinalou a volta dos eventos em Santa Catarina. O decreto inclui a retomada gradual de eventos corporativos, feiras de negócios, shows e entretenimento. Também estão incluídos os eventos sociais, que são aqueles sem cobrança de ingresso, como casamentos, aniversários, bodas e confraternizações. Pelas normas fica liberada a presença de 60% da capacidade de público em outubro, 70% em novembro e 80% em dezembro. É a redenção de um dos segmentos que mais sofreu ao longo desta pandemia. O decreto também deve acelerar a divulgação de programação de eventos no verão, como no Balneário Rincão. Em condições normais a programação já estaria “na rua”, mas o município precisava desta segurança para começar a se planejar e a investir. Não é a volta 100% da normalidade, mas é um passo importante.

Ponto alto

Governo de Cocal do Sul entrega neste domingo a sua unidade 24 horas. A estrutura vai funcionar no chamado mini-hospital, que fica as margens da SC 108. Essa é uma revindicação que o Sulcocalense esperava ver se tornar realidade havia pelo menos três décadas. “Foi compromisso de governo, executado em tempo recorde”, destaca o prefeito Fernando de Faveri. O evento de inauguração está programado para domingo, dia que marca o aniversário de Cocal do Sul. A entrega da Unidade é o ponto alto dos 30 dias de ações. Com a unidade funcionando, os moradores vão ganhar conforto, segurança e resolutividade na saúde. Até então, que precisava de atendimento a noite em Cocal precisava correr para Criciúma, Urussanga ou Morro da Fumaça.

Reforma Polêmica

PEC da reforma administrativa foi aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A votação foi marcada por muita polêmica e isso deve continuar acontecendo quando a votação chegar ao plenário. Uma das novidades é a criação de um mecanismo que prevê a possibilidade de demissão do servidor que não tiver rendimento compatível. O que for aprovado nesta PEC terá validade para executivo, legislativo e judiciário das esferas Federal, Estadual e Municipal. Tomara que a reforma tenha o efeito que o cidadão tanto espera que é a melhoria na qualidade do serviço público prestado no país.