Vai um pãozinho aí? “Uai”

Chef PV Show ensina a fazer o tradicional pão de queijo e criar receitas a partir dele.

É difícil falar das influências do pão de queijo e não citar a cultura mineira. Todavia, embora ele ser muito querido por lá, o pão de queijo tem origem no Paraguai e também na Argentina. No Brasil, estima-se que ele tenha chegado por volta de 1950. Nos anos 1960, a receita foi disseminada pela cozinheira e empresária mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que vendia a iguaria em diversos restaurantes do estado de São Paulo.

De lá para cá ele é sempre assimilado ao consumo com café, mas ele pode formar diversas outras receita. É por isso que eu deixo para vocês a receita do pão de queijo e também dicas de como variar o cardápio.

Pão de queijo.

Ingredientes: 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo, ½ colher (sopa) rasa de sal, 500g de polvilho, doce, 2 ovos, 1 ½ xícara de queijo meia cura ralado,

Modo de Preparo: Coloque o leite, o óleo e o sal numa leiteira. Leve ao fogo alto e, quando levantar fervura, despeje a mistura sobre o polvilho previamente colocado numa vasilha. Mexa bem com uma colher de pau, para que o polvilho fique impregnado de líquido. Em seguida, acrescente os ovos, um a um, sempre mexendo com a colher de pau. Junte o queijo ralado e misture com as mãos até que a massa não grude nas mãos. Sove a massa sobre uma superfície enfarinhada, até que ela fique homogênea e macia. Em seguida, enrole pequenas bolinhas na palma da mão, dispondo-as numa assadeira retangular untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por 20 minutos.

Agora que você já tem o pão de queijo, é só usar a criatividade e inventar novos pratos. Deixo algumas sugestões…