Com a chegada de novas doses, Içara organizou a vacinação deste público para dois dias desta semana

Içara e Criciúma

Depois da chegada de novas doses da vacina Pfizer, a Secretaria de Saúde anunciou uma novidade na vacinação desta semana. Além das segundas doses, já programadas, Içara continua vacinando adolescentes nesta quinta-feira (16), e sexta-feira (17), das 14h às 20h, no Centro de Vacinação do município, localizado na Praça da Juventude. Devem ir se vacinar adolescentes a partir de 14 anos de idade, sem comorbidades, ou ainda a partir de 12 anos, com comorbidades, perante a comprovação por atestado médico.

A aplicação do imunizante é por ordem de chegada e enquanto houver doses disponíveis. Adolescentes sem um responsável acompanhando a vacinação devem apresentar autorização impressa, ela pode ser retirada no site icara.sc.gov.br.

A continuidade da vacinação deste grupo, assim como a diminuição das idades, depende do envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, visto que o grupo só pode se vacinar com a vacina do fabricante Pfizer.

Cronograma geral de vacinação para esta semana em Içara

Hoje (15), a Secretaria de Saúde aplica a segunda dose de Coronavac para quem fez a primeira dose no dia 17 de agosto e para quem está com a dose em atraso. Aplica ainda a primeira dose para maiores de 18 anos que ainda não se vacinaram.

Amanhã (16), além da vacinação de adolescentes, será aplicada a segunda dose de Pfizer para quem fez a primeira dose nos dias 21 e 25 de junho e quem está com a segunda dose atrasada.

E, na sexta-feira (17), além da vacinação de adolescentes, o município aplica às segundas doses de Coronavac e Pfizer. A Coronavac é para quem fez a primeira dose no dia 21 de agosto ou está atrasado na vacinação, já a Pfizer é para todos aqueles que ainda não tomaram a segunda dose e também estão com o prazo atrasado.

Dia de imunização

Em Criciúma, ontem de tarde e até as 20 horas houve imunização de jovens acima de 16 anos e reforço em idosos com mais de 80 anos. A vacinação de adolescentes está sendo feita exclusivamente no Salão Paroquial de Santa Bárbara e continuará assim até sexta-feira (17), com horário estendido até às 20h.

Além disso, segue a vacinação em adolescentes acima de 12 anos que apresentem comorbidades (lista abaixo), no mesmo local e com o mesmo horário.

Já o reforço com a terceira dose em idosos acima de 80 anos, pode ser feito em uma das 46 salas de vacinação até às 17h. A imunização será feita em idosos que receberam a segunda dose ou dose única da vacina, há pelo menos seis meses. Pessoas acamadas ou domiciliadas, devem entrar em contato com sua UBS.

Segunda dose da vacina
Coronavac quem tomou a 1ª dose até 18 de Agosto
Astrazeneca quem tomou a 1ª dose até 3 de Julho
Pfizer quem tomou a 1ª dose até 24 de Junho

Comorbidades definidos no Plano Nacional de Vacinação para adolescentes:

• Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
• Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
• Cardiopatias congênitas e adquiridas;
• Doença hepática crônica;
• Doença renal crônica;
• Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
• Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
• Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);