Participaram autoridades policiais, empresários e representantes dos bairros
Criciúma
A criação de um abaixo-assinado para aumento efetivo da Polícia Militar e Civil em Criciúma foi o principal encaminhamento dados após uma Audiência Pública, de autoria do vereador Nícola Martins, promovida pelo Legislativo de Criciúma na noite de quinta-feira (9). Participaram autoridades policiais, Defesa Civil, representantes de bairros e empresários.
Empresários apresentaram uma série de furtos realizados em bairros do municípios, onde empresas foram invadidas três vezes em um único fim de semana. “Foi possível conversar com os representantes dos bairros e entender quais são as principais ocorrências registradas e mesmo sabendo que a gestão da polícia não é de responsabilidade do município, é nossa função levar a demanda para o Governo”, declarou o vereador proponente.
Conforme os números apresentados, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) registrou uma queda nos homicídios registrados no primeiro semestre do ano. “Trouxemos dados de operações, prisões e principalmente os crimes de furto. A Polícia Militar realiza uma prisão por dia de autores de crimes contra o patrimônio. Além disso, tivemos a redução de homicídios registrados no primeiro semestre”, enfatizou o comandante do Batalhão, tenente-coronel PM Sandi Murís de Medeiros Sartor.
“É dever do Estado a segurança da população mas é responsabilidade de todos a busca por uma segurança pública cada vez melhor”, completou o comandante.
Como resultado da Audiência Pública, segundo o parlamentar, foi definido que toda população pode participar do abaixo-assinado (http://bit.do/segurancacriciuma) criado com intuito de solicitar ao Governo o aumento de policiais militares e civis para Criciúma. Além disso, será criada uma campanha de conscientização, junto com as instituições, levando a população a importância do registro de ocorrência.
Por fim, a Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo de Criciúma fará uma visita à Secretaria de Segurança Pública do Estado onde serão apresentados os dados apresentados e será solicitada uma efetiva ação das câmeras de vigilância do município.