Não acabou

Secretário de Estado da Saúde confirmou na sexta-feira, em entrevista à Massa FM, que Santa Catarina vai iniciar na próxima semana a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos e também a aplicação da terceira dose para os idosos com mais de 70 anos. Mas André Motta Ribeiro também aproveitou para fazer um alerta. Ele lembrou que, apesar da aparente calmaria, a pandemia não foi vencida e a população precisa manter os cuidados sanitários como uso de máscara e o distanciamento social. De fato é preciso lembrar que já experimentamos essa tal tranquilidade lá no final do ano passado e que por falta de cuidado o cenário agravou muito. Nesta sexta, Criciúma admitiu o aumento no número de casos e resolveu suspender para novembro o desfile cívico. O diretor do Hospital São Donato, Júlio de Lucca, também confirmou que a procura por leitos no hospital também voltou a registrar uma ligeira alta. São indicativos, ainda que sutis, mas que mostram a necessidade de mantermos o alerta no nível máximo.

No limite

Presidente Jair Bolsonaro aproveitou a sua tradicional live semanal para pedir aos brasileiros que economizem energia elétrica. O presidente admitiu que o país está no limite do limite. Em função da crise hídrica, que reduziu o volume de água nos reservatórios a capacidade de produção de energia elétrica foi duramente reduzida e se a população não colaborar há risco de racionamento.

Outro patamar

Hospital São Donato assinou nesta semana um convênio com o governo do Estado que vai permitir a ampliação da estrutura. Segundo Júlio de Lucca, diretor administrativo da instituição, os 13 milhões de reais repassados pelo Governo do Estado serão usados para a construção de uma nova ala. Entre as inovações da nova ala estão um centro de imagens e uma clínica de hemodiálise. A obra deve iniciar ainda este ano. O São Donato é um case a ser estudado. Nos últimos cinco anos saiu de um hospital ameaçado de fechar as portas para se tornar uma referência em saúde e em gestão para a região.

Voltando

Secretaria de Educação de Cocal do Sul retoma nesta segunda-feira as aulas no modelo 100% presencial. O anúncio foi feito pela Secretaria de Educação Raquel Quarezmin. Só podem seguir no modelo online os estudantes que apresentam alguma comorbidade. Ao longo da próxima semana o município também pretende apresentar dois projetos na área da educação. Com a volta do modelo presencial o município espera recuperar parte do conteúdo perdido com a pandemia.

Em Içara

Estudantes da educação infantil séries finais de Içara retomam nesta segunda-feira as aulas no modelo 100% presencial. O retorno foi possível graças a mudança no distanciamento entre carteiras determinado pelo Governo do Estado. Os alunos da series inicias já estão de volta as atividades e a avaliação do retorno, feita pela Secretaria de Educação, é positiva.

Concurso

O Governo Municipal de Içara lançou o concurso para a escolha do Hino Oficial dos 60 anos de emancipação político-administrativa do município. O autor do hino vencedor irá receber como prêmio o valor de R$ 5 mil, além de ter a publicação da letra do hino no livro “Além dos Trilhos do Trem”, da escritora Fátima Silveira Pavei. As regras para participar do concurso estão em edital no site do município.