PSDB tenta se organizar

Há anos o PSDB de Içara acalenta o desejo de ter um candidato a prefeito. Ao longo do ano passado, o ex-deputado Dóia Guglielmi pediu que seu nome fosse considerado e colocado na lista dos pré-candidatos. No entanto, o desafio do partido neste momento é se organizar. De acordo com o vereador André Jucoski, o primeiro passo é consolidar a executiva. “Primeiro tem que arrumar a casa. Minha defesa é que possamos neste mês formar a executiva. Até o momento o partido é comandado apenas por uma provisória. Então temos que, neste mês, formar a executiva e depois organizar o partido para as eleições”, argumenta Polaquinho. O vereador também coloca seu nome à disposição para articular essa organização. “Acredito que podemos sim compor com uma coligação que condiz com os projetos que Içara precisa, mas ressalto. Primeiro temos que ver como vai ficar o partido. Claro que temos nomes. O Dóia, o próprio Paulo Brígido, Silvio Viana. Temos que analisar bem”.

Se não organizar

Polaquinho admite que essa dificuldade de organização, de comando, tem prejudicado o partido. Lembra que o grande desafio é garantir a manutenção da vaga tucana no legislativo. Para isso o partido vai precisar de uma nominata forte de candidatos. De novo, acaba esbarrando na indefinição do comando. Polaquinho já foi convidado a mudar de partido. Não nega os convites, mas vai esperar primeiro pelos próximos passos do PSDB para só então analisar um outro cenário.

Obras retomadas

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano definiu juntamente com a empresa JR, responsável pela pavimentação da ICR-356 em Vila Alvorada, um novo cronograma de obras para o local com 600 metros de extensão. Os trabalhos devem ser retomados até o dia 15. Em nota à imprensa, o governo também se manifestou sobre as obras da Linha Três Ribeirões. O trecho no bairro Liri já está recebendo ajustes na base para a colocação do Asfalto. O trecho que passa em frente à Unisul é uma velha reivindicação da comunidade.

Tita presidente

Apesar do protesto do PSD, o emedebista Tita Beloli é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma. Cumpre-se o acordo firmado lá em 2016, logo depois da eleição. Os vereadores criaram o grupo dos nove, para assegurar independência na eleição da mesa diretora e na ocasião acertou que em 2020 a presidência seria do MDB. Logo a eleição de Tita estava no roteiro.

Prioridade

Na lista de prioridades do novo presidente está a ativação do serviço aeromédico. Tita foi um dos que mais trabalhou o tema no ano passado e agora espera, na condição de presidente do legislativo, consolidar o serviço. O serviço aeromédico vai utilizar a aeronave do Saer, que já está na região, e atenderá a todos os municípios das três microrregiões.

Repercutiu

A informação de que Toninho de Mello está perto de deixar o MDB e seguir ao PL. O que chama atenção é a longa ficha de Mello no MDB. O vereador já foi inclusive secretário de Educação do atual governo. Outro que também se afastou do Paço e chegou a ensaiar uma saída do 15 foi Israel Rabello, que por ora, parece ter se acomodado na legenda.

As críticas

Prefeito Clésio Salvaro fechou 2019 e começou 2020 sendo alvo de muitas críticas. Tudo dentro do previsto. Antes de iniciar minhas férias na Massa FM, o prefeito disse durante entrevista no Microfone Aberto que já estava preparado. Em ano eleitoral ele sabe que o seu telhado iria se tornar a vidraça preferida.

Se organizando

Oposição do Balneário Rincão começa a se organizar para a disputa eleitoral deste ano. A prioridade de PP e PT é primeiro garantir a nominata para a disputa da Câmara e em seguida trabalhar pela definição do nome do candidato ao governo do município.

Casa Nova

Câmara de Vereadores de Içara deve começar o ano discutindo a compra da sede própria. Câmara vai seguir a recomendação do Tribunal de Contas e ficar onde está. A grande diferença é que ao invés de pagar aluguel todos os meses, a Câmara vai ser dona da estrutura. Promessa de economia de pelo menos 300 mil todos os anos.

Sami será reformada

A comunidade do bairro Aurora terá o espaço da antiga Sociedade Amigos da Mineração de Içara (Sami) reformado e se tornará um local de lazer e eventos sociais. A Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano realiza a abertura da primeira etapa da licitação nesta sexta-feira (10).  A verba para este empreendimento foi intermediada pelo ex-vereador Darlan Carpes e oriunda de uma emenda do deputado federal Edinho Bez e contrapartida do município de Içara.