Sem etnias, mas com Feira do Livro

A pandemia vai tirar mais uma vez a Festa das Etnias do Calendário de eventos de Criciúma. A festa deste ano não será realizada. A informação foi confirmada pelo Presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Zalmir Casagrande. “Em função deste cenário, a festa não será realizada neste ano. Elencamos eventos possíveis para 2021 como o Natal e a estruturação de uma central para o turista no Parque das Nações”, explica Zalmir. Mas antes de pensar no Natal, a Fundação Cultural de Criciúma já confirmou a volta de um outro grande evento de Criciúma. Nas primeiras semanas de outubro, as tradicionais barracas da Feira do Livro voltam para a Nereu Ramos. “A Feira do Livro está de volta. Ainda dependemos de alguns prazos, mas a tendência é que seja confirmada nas duas primeiras semanas de outubro”, reforça.

Natal

Diferente do ano passado, quando a cidade ficou sem iluminação e sem eventos de Natal por atraso na celebração de convênio entre Executivo e CDL, o processo este ano foi antecipado. O convênio já foi aprovado na Câmara e o repasse de R$ 1 milhão autorizado. “Natal, um presente para Criciúma” deve ajudar a impulsionar as vendas e movimentar a cidade, já vacinada, na reta final de 2021.

Desfile confirmado

O Secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostin, confirmou a realização do Desfile Cívico de Sete de Setembro. O governo de Criciúma vem trabalhando no evento desde o início de agosto e garante que ele será realizado com todos os cuidados sanitários necessários. “Não mudou nada. O desfile está confirmado para o dia Sete de Setembro. Estamos trabalhando nisso”, afirma Miri. Segundo o secretário, o evento, que será realizado na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, será um dos maiores dos últimos anos. “Vamos ter a presença de todas as nossas escolas com suas fanfarras, bandas, entidades participando. Vai ser uma grande celebração, com os cuidados necessários e que vai movimentar a cidade durante todo o dia”, antecipa.

Previas do MDB

O MDB protelou para 15 de fevereiro a definição de quem será o candidato do partido ao Governo de Santa Catarina. Até lá o cenário segue aberto e as negociações também. No encontro de ontem também ficou acertado que a votação vai ocorrer apenas com os membros de cada diretório com cada cidade, colocando uma urna em suas sedes. No encontro também ficou acertada a criação de uma comissão que irá tratar das candidaturas a deputados federal e estadual. A comissão será formada por Ronaldo Benedet, Mauro Mariani, Gilberto Agnoli, João Carlos Grando, Eliseu Mattos, Moacir Sopelsa.

As declarações

“A nossa integração e a nossa união, aconteça o que acontecer, será nossa marca. Porque separados não chegaremos a lugar nenhum. Vamos focar todos os nossos esforços para viabilizar nosso retorno ao governo do Estado”, afirmou o senador Dário Berger.

“A minha preocupação é ganhar a eleição. Esse é o ponto. Pela força, pela capilaridade que temos, pelo exemplo que somos e unidos”, afirmou o presidente da associação dos Prefeitos do MDB, prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

Outra via

Além dos três nomes que estão encaminhados para a disputa do Governo, o MDB também pode construir neste período uma outra via. Durante o encontro, o ex-governador Paulo Afonso lembrou que o partido já faz parte do Governo de Carlos Moisés e ressaltou que trazer o governador para sigla ou indicar o vice dele também é uma alternativa a ser avaliada. Discurso semelhante fez o ex-governador Eduardo Moreira, que lembrou a presença do partido em várias áreas da gestão estadual.

Antecipar

MDB de Içara pode antecipar para este ano a eleição que vai definir o novo diretório do partido na cidade. Há um movimento crescente neste sentido e o assunto é quase unanimidade entre os emedebistas com mandato na Cidade. Desdobramentos podem se consolidar nos próximos dias.

Vai ter protesto

PTB encerrou seu encontro regional no Sul do estado convocando a militância para protestos no dia 7 de setembro. Segundo Kennedy Nunes será um protesto contra a prisão do presidente nacional, Roberto Jefferson, e para no dia 7 de setembro todos irem às ruas em favor da liberdade.