Hospital em debate
Secretário Acélio Casagrande segue discutindo um futuro para o Hospital Santo Agostinho, mais conhecido como Hospital de Retaguarda do Rio Maina. Na terça-feira, a conversa foi com o secretário de estado André Mota Ribeiro. Segundo Acélio, há uma série de alternativas sendo avaliadas neste momento, mas tudo depende de um detalhe. “Depende de recursos, depende de dinheiro. O faturamento deste hospital pode chegar a 500 mil, mas o custo será de dois milhões. Estamos buscando alternativas. Uma delas pode ser um hospital geral mantido pelo estado. Outra opção é um hospital escola com parceria da Unesc, mas também pode ser um braço no atendimento do São José. Tudo está sendo discutido e tenho certeza que vamos encontrar uma boa alternativa”, aposta.
Negociado
A principal especulação do mercado da saúde se confirmou na noite de terça-feira. Com a aprovação da Assembleia de Associados a Unimed encaminha os últimos detalhes para a compra da rede de laboratórios Búrigo. A assembleia também deu sinal verde para a compra do Hospital São João Batista pela Unimed. Na prática a cooperativa médica já fazia a gestão do São João. A diferença é que agora ela passa a ser a dona de toda a estrutura. Com isso a Unimed consolida seu crescimento e se tornar a principal referência em plano de Saúde para o Sul do Estado.
Câmeras
Cermoful entregou três câmeras de videomonitoramento para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Morro da Fumaça. As câmeras foram compradas com recursos do Fates e segundo o presidente Rudy Recco vão reforçar a segurança da cidade. “O Fates é uma conquista de todos e também está sendo utilizado para auxiliar na segurança das famílias dos nossos associados, porque eles são o nosso maior patrimônio”.
Sem segredo
Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça aprovou na sessão de terça-feira um projeto que muda a lei orgânica do município e o regimento interno do Poder Legislativo. Com a nova redação, a partir de agora, não existe mais votação secreta no município. O objetivo da medida segundo o presidente da Câmara Luciano Formentin, é dar mais transparência ao processo político.
Reajuste
Celesc anunciou reajuste de 5,65% nas contas de energia da estatal. O reajuste só não foi maior porque a Celesc questionou judicialmente o modelo de cobrança do ICMS e o cálculo de Pis/Cofins. Agora nos próximos dias a Aneel também deve definir o valor de reajuste das cooperativas de toda a região.
Na saúde
Município de Içara recebeu ontem mais 200 mil reais oriundos de emenda parlamentar da deputada Federal Geovânia de Sá. Valor da emenda é destinado a trecho de asfalto da Rodovia Mário Ghedin no bairro Ponta do Mato.
Aprovada
A Assembleia Legislativa aprovou ontem o projeto de lei do governo do Estado que garante a doação de imóvel ao município de Criciúma para a Associação de Amigos do Autista (AMA). O deputado estadual e líder do governo no Parlamento, Zé Milton, celebrou a aprovação que possibilitará uma ampliação das atividades da “entidade que presta um serviço dos mais importantes para toda região da Criciúma”. Na prática a AMA já ocupa o imóvel, mas agora com a doação oficial vai conseguir buscar recursos para ampliar, reformar e melhorar os serviços prestados.
Eventos
A sinalização de Cocal do Sul para a retomada dos eventos com público é o primeiro passo para a volta da normalidade. Ontem, o prefeito Fernando de Faveri passou pelo estúdio da Massa FM e fez a defesa da volta à normalidade com responsabilidade. “Não é só o frentista, o profissional da saúde ou o caixa do supermercado que tem que trabalhar. Todos são essenciais e eu defendo que se volte a vida normal, mas com cuidados e responsabilidade”, pontou. Em Criciúma também já há sinalização para o primeiro evento. Será em novembro, na Agroponte, que vai voltar a movimentar o Centro de Eventos.
Viva a vacina
Goste você ou não é a vacina a responsável por esta queda brusca no número de infectados. É ela que está permitindo que possamos voltar a ter vida. Até o fim da próxima semana, todos com mais de 18 anos vão estar vacinados e com isso vai se ascender uma luz no fim do túnel. Mas é fundamental que mesmo vacinados os cuidados sigam e que as pessoas façam a segunda dose. Só assim o Natal e o Reveillon poderão ser de novo de festa.