Aprovada

Foi aprovada em primeiro turno, na sessão ordinária de ontem, a PEC 5/2021, que estabelece modificações na previdência dos servidores públicos estaduais. O projeto foi aprovado com 30 votos a favor e nove contrários. O projeto ainda precisa ser votado em segundo turno, mas a tendência é que também seja aprovado. A sessão, como também já era previsto, foi marcada por protestos. Grupos de servidores foram até o parlamento para pressionar os parlamentares e parte dos servidores chegou a invadir a Assembleia. O deputado Sargento Lima tentou acalmar os manifestantes e no meio do tumulto foi atingido por jatos de spray de pimenta. O governo defende que a reforma é fundamental para frear o déficit da previdência estadual e garantir fôlego financeiro para que o Estado possa seguir investindo.

Rejeitada

Tribunal de Justiça de Santa Catarina rejeitou o pedido feito pelo Ministério Público para que fosse suspensa a lei aprovada pela Câmara de Vereadores de Criciúma e que autoriza o município a realizar contratações temporárias. Desde que a proposta foi protocolada no Legislativo, o MP se posicionou de maneira contrária a proposta.

Visita

Vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, visitou nesta semana o presidente da Cermoful, Rudy Recco. Foi reforçar a necessidade de que governo e Cooperativa trabalhem juntos para aproveitar o bom momento vivido pela economia da cidade. “Estamos alinhados e vamos trabalhar juntos para oferecer as melhores condições para novos investimentos”, destaca Guollo. Para o presidente Rudy Recco, a Cermoful é um importante pilar de desenvolvimento em sua área de atuação, e é parceira de todos os projetos que beneficiem a região. “Sabemos da importância que tem o fornecimento de energia no desenvolvimento econômico, e estamos investindo para que a demanda seja sempre atendida. Somos parceiros sempre que for em prol da nossa região”, finaliza Recco.

Assinado

Município de Criciúma assinou ontem o convênio que garante o repasse de pelo menos um milhão de reais para a CDL do município. O recurso vai ser utilizado para preparar as ações do natal de 2022. Ano passado a cidade ficou sem iluminação porque o convênio não foi encaminhado a tempo para o legislativo. Neste ano, para evitar contratempos, o assunto foi resolvido de maneira antecipada. Em Içara, assunto deve ser tratado nos próximos dias.

Alternativa

Deputado Rodrigo Minotto disse ontem, durante entrevista à Massa FM, que o PDT vai para a eleição do ano que vem como uma alternativa em meio aos extremismos. “Nós vivemos um momento de muita intolerância e isso é muito ruim, não ajuda em nada o debate. Estamos trabalhando forte para que o PDT seja uma alternativo em meio a extrema esquerda e a extrema direita. Na região temos feito um trabalho forte para preparar o partido. Içara é um exemplo disso. O partido está crescendo e já temos a companheira Carol Callegari como nossa pré-candidata à Câmara dos Deputados. O PDT vai forte para a disputa”, aposta.

Vai ter evento

Prefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio, ressaltou ontem, durante entrevista à Massa FM, que a próxima temporada de verão vai ter o retorno dos eventos a beira-mar. “Claro que não vamos ter aquele volume todo que tivemos em anos anteriores, mas com a vacinação avançando essa volta será sim possível”, justifica. Segundo o prefeito, a definição de toda a programação começa agora em Agosto. “Nós vamos começar a definir aos poucos, mas já é quase certo que os eventos esportivos serão todos retomados. Estamos trabalhando para manter a saúde em dia, avançando na infraestrutura e já projetando os novos paços”.

Zera Fila

Içara fez ontem mais uma ação do projeto zera fila. Além do trabalho de combate a pandemia, essa tem sido de longe a ação com maior destaque da Secretaria de Saúde. Avaliação do secretário Sandro Resller é que a medida tem funcionado muito tem e retirado da fila muitas pessoas que há meses aguardavam por procedimentos. Nesta quarta o foco foram as ressonâncias magnéticas. Os exames, consultas e procedimentos são comprados com recursos próprios junto ao consórcio de saúde da Amrec.