Içara realiza busca ativa por quem ainda não compareceu para a segunda dose

16

Município recebeu uma quantidade expressiva de doses e iniciará imunização de pessoas acima de 32 anos

Içara

A cada remessa de vacinas que é enviada pelo Ministério da Saúde para Santa Catarina, para posterior distribuição aos municípios, cresce a expectativa das pessoas que ainda não foram imunizadas contra a covid-19. Com a chegada de uma quantidade expressiva de doses, a secretaria de Saúde de Içara conseguiu baixar a faixa etária da vacinação e, assim, a aplicação do imunizante será feita em pessoas a parte de 32 anos, nesta quarta e quinta-feira. Ao mesmo tempo, as equipes realizam a busca ativa por quem não retornou para a segunda dose.

A procura pela segunda dose nas unidades de saúde, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Graziela Macarini Zuchinali, está dentro do esperado. “Até a última sexta-feira, tínhamos cerca de 660 pessoas que faltavam fazer a segunda dose” destaca, informando que algumas já estão agendadas para esta semana e outras para a próxima. “A medida que forem chegando novas doses, as agentes de saúde entrarão em contato com os que não compareceram, para tentar agendar a vacinação. As unidades estão fazendo busca ativa desses pacientes”, enfatiza.

Enquanto isso, a demanda pela primeira dose está dentro da normalidade. “Como estamos vacinando os trabalhadores das indústrias, grande parte desse público de 18 a 39 anos está sendo imunizado nesse grupo da indústria. Assim, a procura por parte da população que não faz parte da indústria também está dentro do esperado”, salienta, frisando a redução da faixa etária que poderá ser imunizada nesta semana. “Recebemos um lote grande de vacinas nessa semana e baixamos a idade para a partir de 32 anos”, ressalta.

A escolha das vacinas

Em Içara, não há um número expressivo de pessoas que querem escolher a vacina ou se negam a receber a dose de determinados fabricantes. Mesmo assim, as equipes das unidades de saúde estão preparadas para orientar sobre a importância de fazer a vacina, independentemente do laboratório. “Com relação à escolha de vacinas, orientamos quem nos liga perguntando sobre qual irá para cada unidade e informamos que não sabemos, pois receberemos três tipos de vacinas e, conforme a demanda, encaminharemos as doses”, comenta, explicando que, se a pessoa chegar ao local e não quiser receber a dose de determinado laboratório, é orientada a procurar em outro momento. “Este problema não é frequente, já que a maioria das pessoas já está aguardando para receber a vacina. Então, quando ligam para a unidade, recebem a informação de que a pessoa vai saber qual é o fabricante apenas no momento da vacinação”, informa, ressaltando que não é possível dar preferência para um laboratório ou outro. “O importante é receber a imunização. A única exceção é para as gestantes e puérperas, que não podem receber a dose de um determinado fabricante”, enfatiza.

Horários estendidos

Para possibilitar que mais pessoas recebam a dose, haverá horário estendido hoje, amanhã e quinta-feira. “Teremos atendimento das 16 às 20 horas. Pedimos que as pessoas procurem as unidades, já que a vacinação não precisa de agendamento, pois será feita por ordem de chegada. Também não é necessário aglomerar nos locais, pois recebemos uma quantidade significativa de doses”, conclui.

  • Unidades que vacinam na quarta-feira:
  • ESF Jussara – Rua Baldoino Réus
  • ESF Liri – Rua Projetada 2 – Loteamento Francisco Pizzetti
  • ESF Jaqueline – Rua José Studzinski Esquina Com Rua 30 De Dezembro
  • Unidades que vacinam na quinta-feira:
  • ESF 1º De Maio – Rua Altamiro Guimarães
  • ESF Presidente Vargas – Salão da Igreja da Comunidade
  • ESF Jardim Silvana Rua Tranqüilo Pizzeti