Mostra segue aberta ao público até sexta-feira, no Criciúma Shopping

Criciúma

Os modelos dos vestidos mudaram muito com o passar dos anos. A música, a decoração, o cardápio e até as celebrações também. Mesmo com várias diferenças, há algo que nunca muda sobre casamentos: eles são o sonho de grande parte dos casais e, por isso, costumam ser eternizados em fotos e vídeos, que servem para relembrar destes momentos especiais. Com este mesmo objetivo, aliado ao aprendizado sobre a evolução da moda, o Senac de Criciúma promove uma exposição de bonecas com releituras de enlaces matrimoniais. A mostra, montada no hall de entrada do Criciúma Shopping, segue aberta ao público até a próxima sexta-feira.

“Com a suspensão das cerimônias devido à pandemia, em 2020, o objetivo foi resgatar a importância desses eventos. “A exposição vai para a quarta exposição. Este ano estamos com o projeto ‘Eu, Tu, Elas’. Estamos falando de moda, família e identidades”, explica o professor da disciplina de Sociologia e Diversidade da Moda, do Senac Criciúma, Saimon Coelho.

A exposição está aberta desde 1º de julho e tem entrada gratuita. “São 11 bonecas produzidas por 11 alunos. As criações estão junto com as fotos dos familiares, pois são releituras de casamentos antigos”, destaca.

Foram necessários quatro meses para que os alunos da primeira fase do curso deixassem tudo pronto. “Iniciamos em março e iniciamos o evento em 2 de julho. Foram utilizados retalhos e tecidos doados por empresas”, ressalta, informando que isto permitiu um resgate do processo histórico, com a reconstrução dos eventos.

A resposta do público, segundo Coelho, foi ainda melhor que o esperado. “As pessoas foram com familiares e gostaram muito do que viram. Algumas comentam que lembram daquelas épocas e dos tipos de vestidos. É uma verdadeira viagem no tempo”, conclui.

Outras informações sobre matrículas podem ser conferidas no Instagram ou no site do Senac Criciúma.