Faça frio, faça chuva, faça sol, eles estão no campo, semeando, cuidando ou colhendo

Içara

O Dia do Agricultor é lembrado sempre em 28 de julho. Entidades que apoiam o agricultor, secretarias municipais de agricultura, Epagri e cooperativas têm atividades no dia de hoje de lembrança ou capacitação.

Acordar todos os dias e produzir alimentos é a função que cabe aos agricultores. São eles que plantam e colhem produtos que diariamente sustentam milhões de pessoas. A profissão tão nobre, em Içara, tem destaque por ser importante na economia do município.

“Ser agricultora é tudo para mim. É algo que me gera muita felicidade, ainda mais que trabalho com orgânicos. Teve uma época que cheguei a pensar em sair desta área, mas hoje é algo que não penso. Me sinto muito feliz com isso. É uma tradição de família, meus pais sempre trabalharam na agricultura e eu desde pequena fui tomando gosto por essa atuação”, disse a produtora Dalvaci Simone Gabriel ao Jornal Gazeta antes da pandemia.

Ela e a família trabalham hoje com orgânico, mas plantaram fumo por muitos anos. “É um modo de viver, de viver com saúde. Comecei pequeno (a área plantada), apenas para a minha família, mas o negócio foi fluindo e fomos expandindo e hoje deu muito certo”, disse Dalvaci.

Os agricultores tem apoio da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) e do sindicato dos agricultores e da Secretaria de Agricultura de Içara.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefani, os agricultores compõem a categoria de trabalhadores mais importante que existe. “Eles produzem o alimento que está na mesa de todos”, ressalta.