Vereador participa de série de entrevistas e destaca ações já realizadas no Legislativo

Içara

O vereador Davi Inácio Nazário, de 22 anos, é o mais jovem da atual legislatura na Câmara Municipal de Içara. Passado o primeiro semestre no cargo, o parlamentar participa da série de entrevistas do Jornal Gazeta dos primeiros seis meses de mandato, destaca as ações já realizadas e os projetos a médio e longo prazo.

Jornal Gazeta: Nesse início de trabalhos como vereador, o que já pôde ser feito?

Davi Inácio Nazário: Começamos o mandato com muito cuidado e diagnosticando algumas demandas que os munícipes nos encaminhavam em nossa campanha. Levantamos algumas bandeiras que não puderam ser colocadas em prática ainda, porém o trabalho de vereador como fiscalizador e de intermédio entre o Poder Público e os munícipes está em dia. Estou sempre à disposição para demandas de todas as comunidades, muitas destas já foram atendidas pelo Executivo, como melhorias em ruas, bocas de lobo, entre outros. Foram 25 indicações, sendo 11 atendidas até o mês de abril, dois projetos de lei protocolados e um aprovado, que irá ajudar e muito quem possui um filho com transtorno do espectro autista.

Gazeta: Você é o vereador mais jovem da atual legislatura. Esse fato faz alguma diferença em relação às demandas que mais recebe na Câmara ou nas comunidades? Quais são as principais solicitações?

Nazário: O fato de ser mais jovem, automaticamente, as demandas da juventude são mais rotineiras, o que é bom. Recebo muitas demandas da juventude em relação a ensino profissionalizante (que teremos ações nos próximos meses), melhorias para esporte, mas não recebo somente da juventude e sim de todas as faixas etárias e comunidades.

Gazeta: Uma das principais funções do Legislativo é fiscalizar as ações do Executivo. Como você avalia o início do novo Governo Municipal?

Nazário: Sigo sempre fiscalizando todas as obras, ações, do Executivo Municipal. Avalio o novo Executivo como bom. Há muita coisa a se fazer e muita coisa que foi deixada por fazer, muitas coisas a serem pagas, mas devagar as coisas irão se ajeitar. A iniciativa pública é muito burocrática, mas já conseguimos ver boas ações do governo, como a troca da frota, que está sendo feita, e a compra da usina de asfalto, que será ótimo para a cidade.

Gazeta: Também é comum que vereadores atuem na busca de recursos de emendas parlamentares junto ao deputados estaduais e federais ou senadores. O que já conquistou em relação a recursos para Içara e de que forma pretende trabalhar para garantir a destinação de mais verbas ao Município?

Nazário: Estou em conversas com alguns deputados para receber emendas para ajudar nosso município, mas não somente de deputados um vereador consegue trazer recursos, através de ministérios e secretarias também. Meu gabinete está sempre está trabalhando para trazer recursos a cidade.

Gazeta: Além do que já pôde ser feito na Câmara Municipal, quais são seus projetos a médio e longo prazo no Legislativo?

Nazário: Planejamos completar o mandato com ações para o município, com recursos capitalizados, e temos uma série de ações para o decorrer do mandato. É muito cedo ainda para cravar se iremos concorrer a uma reeleição, mas uma coisa sempre prego, serei vereador de no máximo dois mandatos. Sempre temos o sonho de crescer em qualquer situação nas nossas vidas. Se no final do mandato, ou dos dois mandatos, tiver espaço para crescer, e se estiver preparado, irei buscar novos horizontes sim.

Gazeta: Uma de suas indicações foi em relação a implantação de aulas de empreendedorismo e educação financeira, nas escolas de Içara. Por quê?

Nazário: Educação financeira e empreendedorismo são dois assuntos que merecem ser debatidos logo cedo nas escolas. Muitas crianças saem do ensino fundamental e muitos adolescentes saem do ensino médio sem ao menos ter uma noção básica de educação financeira e isso impacta diretamente nas suas vidas. Indivíduos com uma educação financeira adequada tendem a ser mais prósperos financeiramente e tomar decisões mais adequadas em situações sobre o assunto. Precisamos conversar mais sobre empreendedorismo nas escolas, fazer com que nossas crianças vejam exemplos de grandes empreendedores, para quem sabe se tornarem também.

Gazeta: Os vereadores trabalham por toda a cidade, porém, é natural que conheçam melhor as demandas de sua comunidade. Quais as principais necessidades do seu bairro?

Nazário: O bairro da Vila Nova precisa urgente de uma grande creche para crianças de zero a seis anos. É uma das minhas bandeiras, que levantei durante a campanha. O bairro cresce muito, e a creche é a mesma durante 20 anos. Algumas ruas ainda precisam ser pavimentadas, o comércio precisa de um melhor olhar, precisamos melhorar a SC-445, por isso já estou em conversas com o Deinfra para fazer essas melhorias. Essas são algumas de tantas demandas da comunidade.