Eita arraiá bom, sô

Chef PV Show ensina duas receitas deliciosas para a festa junina

Festa Junina é uma das coisas que eu mais gosto na vida. Aquele clima inocente, festivo, onde o simples é o suficiente e também incrível, apesar de que, para mim, o simples é simples incrível. Pensei em trazer algumas receitas aqui na coluna. De cara, pensei em cachorro-quente, mas esse é tão raiz, que tem vários peritos espalhados em toda casa feliz.

Vamos então de quentão e de arroz doce. E como o mês ainda não acabou, se você tiver uma sugestão de receita, nos envio no pvdalpont@gmail.com.

Quentão do “cumpadre”

Quando falamos em quentão, temos duas possibilidades, que são o quentão alcóolico e o zero álcool. Se você bem me conhece, vamos de quentão alcoólico, afinal de contas, o arraia está feliz, mas pode ficar mais.

Ingredientes: 1 garrafa de cachaça (600 ml), 600 ml de água, 500 g de açúcar, casca de 2 laranjas, casca de 1 limão, 50 g de gengibre em pedacinhos, cravo-da-índia a gosto, canela em pau a gosto e 1 maçã cortada em pedacinhos.

Modo de preparo: Colocar em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, colocar a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 a 25 minutos em fogo médio. Filtre e, após, coloque a maçã picadinha. Manter no fogo, após o preparo.

Arroz doce da “cumadre”

Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz, 3 xícaras (chá) de leite, 2 xícaras (chá) de água, ⅓ de xícara (chá) de açúcar, ½ lata de leite condensado, casca de 1 laranja, 1 canela em rama, 3 cravos-da-índia, 1 pitada de sal, canela em pó a gosto para servir.

Modo de preparo: Lave bem a casca da laranja sob água corrente e seque. Faça tiras da casca da laranja, com cuidado para não extrair a parte branca. Numa panela média misture o leite, com a água, o açúcar e o sal. Junte o arroz, as tiras da casca da laranja, a canela e os cravos. Leve ao fogo alto e mexa até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o os grãos ficarem macios – nesse momento o preparo ainda deve estar com bastante líquido, pois os grãos continuam absorvendo o caldo enquanto esfriam. Misture o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos para ficar cremoso. Transfira o arroz doce para uma tigela e cubra com filme em contato com o arroz – isso evita a formação de uma película no doce. Deixe amornar antes de levar para a geladeira – o arroz doce fica mais cremoso depois de esfriar. Polvilhe com canela em pó a gosto na hora de servir.

O segredo é sempre equilibrar. Tomou um quentão, come um doce. Se não a carroça empina.