Fortes chuvas provocam alagamentos e estragos em Içara e região

145

Precipitação acumulada em 24 horas chegou a 116,4 milímetros em Içara e a 136 milímetros em Criciúma

Içara

As fortes chuvas que atingiram a região Sul Catarinense, desde a madrugada de ontem, provocaram alagamentos e estragos em várias cidades. A precipitação acumulada em 24 horas chegou a 116,4 milímetros em Içara, enquanto em Criciúma o total alcançou 136 milímetros, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.

Em Içara, segundo o coordenador da Defesa Civil, Márcio Toretti, as equipes estiveram nas ruas desde as primeiras horas da manhã. “Percorremos diversas comunidades, junto com a prefeita Dalvânia Cardoso, e constatamos acúmulo de água em algumas ruas. Nesta quinta-feira, iremos fazer um levantamento de tudo que prejudicado, em relação a pontes, bueiros, estradas e reiniciar a limpeza de bocas de lobo”, explica.

No município, o ponto mais preocupante foi verificado no loteamento Vila Nova, onde o Rio dos Porcos transbordou e a água atingiu algumas residências. “Após as águas baixarem nós iremos retornar aqui com a equipe de obras para fazer tudo que for necessário para não termos mais esse problema”, afirma a prefeita.

A situação também se repetiu nas proximidades do Rio dos Anjos, onde as águas atingiram três residências. “As famílias foram para as casas de amigos para esperar a água baixar”, destaca Toretti.

Pontos de alagamento também ocorreram nos bairros Jardim Elizabete, Cristo Rei, Nossa Senhora de Fátima, Ponta do Mato, Poço Três, Centro e Terceira Linha. Além disso, a equipe da secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda também organizou um plano para acolher famílias, caso haja desabrigados, devido à previsão de mais instabilidade para hoje.

Danos em Balneário Rincão

O mau tempo também provocou alagamentos e danos em Balneário Rincão. Um ponto da ciclovia no Calçadão à Beira Mar teve uma erosão e cedeu. “O problema se concentrou na ciclovia e já foi sinalizado”, informa o técnico da Defesa Civil, Anderson Moreira Douglas, frisando que a mesma situação ocorreu no bairro Pedreiras. “As equipes da prefeitura começarão os reparos assim que as condições climáticas forem favoráveis”, ressalta.

Além disso, foi necessário distribuir telhas e lonas para algumas famílias, cujas casas acabaram atingidas pela água que entrou através do telhado. “Tivemos ainda uma família que teve uma área de serviço atingida pela água, mas ninguém ficou desalojado ou desabrigado”, enfatiza.

Em Criciúma, três bairros mais afetados

As fortes chuvas também provocaram acúmulo de água e mobilizaram as equipes da Defesa Civil em Criciúma. Os principais problemas foram registrados nos bairros São Luiz, Monte Castelo e Quarta Linha. Não houve, contudo, registro de desabrigados ou desalojados.

Idosa e neto resgatados de barco

Em Morro da Fumaça, por volta das 10 horas, uma idosa e o neto precisaram ser resgatados após a residência em que estavam começar a ser inundada, no bairro Capelinha. Conforme divulgado pela corporação, a mulher de 86 anos e o neto dela, de oito, foram retirados com um o uso de um barco. A casa foi deixada chaveada e segura.