Competições continuam proibidas, mas foi permitido treinos coletivos e a prática de modalidades individuais ao ar livre e em local fechado até o limite de 25% da capacidade do estabelecimento

Florianópolis

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de portaria conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Federação Catarinense de Esporte (Fesporte), regulamentou a retomada das atividades de competição e práticas esportivas. A portaria 441 muda o texto da portaria 386, promovendo o retorno das atividades imediatamente.

“É mais um passo que damos, mas é importante que todos compreendam a importância das medidas para seguirmos nessa retomada”, destacou a governadora Daniela Reinehr, que assinou a portaria na noite de terça-feira (27). A nova portaria, no entanto, foi explicada em coletiva realizada ontem (28) pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, e o presidente da Fesporte, Kelvin Soares.

“A elaboração conjunta permitiu a abrangência e um entendimento melhor das modalidades esportivas, um olhar técnico. Esse é mais um passo que damos para essa nova normalidade, respeitando os regramentos impostos, podemos retomar nossas atividades”, ressaltou Macário.

Macário complementou que não se trata de uma liberação ampla e irrestrita das práticas. “É importante que todos saibam que temos uma grande preocupação com os meses de inverno que estão por vir. Estamos vivendo um momento de melhora nos números da pandemia, mas para que sigamos dessa forma é importante que os regramentos sejam cumpridos”, destacou.

Matriz de risco gravíssimo

Como se encontra na classificação de risco da matriz de Covid-19 na cor vermelha (gravíssimo), a região carbonífera estava com tudo parado, a exceção das competições de rendimento autorizadas para os níveis Internacional, Nacional e Estadual das Entidades de Administração do Desporto (EADs), que fazem parte do Sistema Nacional do Desporto. Isto se mantém assim.

No “esporte de participação e lazer” e no “esporte educacional”, as competições continuam proibidas nas modalidades em grupos, mas permitida a prática para modalidades individuais, ao ar livre e em local fechado até o limite de 25% da capacidade operativa do estabelecimento.