Nova era Daniela
A partir desta terça-feira Santa Catarina volta a viver uma nova era com a vice-governadora Daniela Reinehr no comando. Ela vai ocupar o cargo de Carlos Moisés por até quatro meses. Esse é o prazo para que o Tribunal Especial do Impeachment volte a se reunir e define se Carlos Moisés tem, de fato, responsabilidade pela compra dos 200 respiradores. A compra foi feita ano passado, no início da pandemia. A empresa Veigamed recebeu 33 milhões de maneira antecipada, não entregou os equipamentos e o Estado ficou no prejuízo. Na sexta-feira, o Tribunal Especial Misto entende que havia sim justificativa para abrir o processo. Foram 6 votos a 4. Todos os desembargadores foram contra o governador. O deputado Laércio Schuster completou a votação contra Moisés. Claro que a situação do governador, em tese, ainda é reversível. Afinal, para ele ser cassado, um dos deputados que votaram a favor deveriam mudar seu voto. Mas não há como negar que é sim uma situação mais complicada, mais delicada que a vivida por ele no primeiro processo de impeachment.
E Daniela
Logo a decisão foi anunciada Daniela já se manifestou. Disse estar tranquila para comandar o estado mais uma vez. “Acompanhei o julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés e recebi o resultado com tranquilidade e a responsabilidade de trabalhar para que Santa Catarina supere esse momento crítico da segunda onda da pandemia de forma efetiva”.
Unir esforços
Daniela disse que o foco é unir esforços e garantir que toda a população tenha acesso hospitalar e imunização. “Buscarei a união de esforços para imunizarmos e darmos atendimento hospitalar e imediato à população. Teremos a mesma atenção para com a economia, evitando danos ainda maiores. O governo irá dialogar com todos os poderes e setores da sociedade para as soluções e o bem de todos”.
Secretários
Lucas Esmeraldino já foi o primeiro a entregar o cargo. Fez isso para deixar o caminho livre para a governadora. Nos bastidores nomes já começam a ser especulados. A verdade é que o período da vice-governadora deve ser mais uma vez transitório e talvez breve. Por isso, seria de bom grado ela aguardar a definição judicial de todo esse processo. Se Moisés for de fato afastado ainda, ela poderia montar seu governo. Fazer isso agora, para valer por poucos dias, não ajuda em nada e só servirá mesmo para gerar custos e bagunçar o coreto.
Expectativa
Mesmo com o período de pandemia e com a crise batendo cada vez mais à porta, o comércio de toda a região tem expectativa para uma semana de movimento crescente nas lojas por conta da Páscoa. Aposta é de que os catarinenses vão preferir, além dos chocolates, as compras dos chamados presentes úteis e devem movimentar lojas de roupas e calçados.
Reaproveitando
Asfalto danificado que vem sendo retirado da Luiz Rosso está sendo reaproveitado para fazer a cobertura de estradas do interior. Segundo o secretário Tita Beloli, o material permite uma boa cobertura. “No futuro vamos reciclar este material, mas até lá vamos utilizar nas estradas de chão para melhorar a trafegabilidade”. Em entrevista à Massa Fm Tita ressaltou também que segue prevista para Abril a colocação da capa asfáltica no trecho em obras da Santos Dumont.
Processo seletivo de 2020
O vereador Júlio Kaminski (PSL) questionou na sessão de ontem o Poder Executivo sobre o edital 04/2020, solicitando número de inscritos e valores arrecadados, bem como os prazos para que o processo seja realizado, e caso não seja, pergunta a programação para devolução dos valores de inscrições.
Melhorias no bairro Barracão
O vereador Moacyr Francisco, o Cisquinho (PSD), apresentou indicações para melhorias em ruas do bairro Barracão, em Içara. Os serviços são para a reposição das lajotas da rua Aires Figueira (em frente às casas 234 e 118) e na rua Maurino Cabreira (próximo a Agropecuária Silvano). E patrolamento o revestimento com saibro na rua Elpídio Arthur de Mello. “Os problemas nas pavimentações foram relatados pelos moradores que solicitam as melhorias”, frisou o vereador Cisquinho.