Voltar a crescer

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Industria e divulgado esta semana mostra que ainda há expectativa para a economia brasileira neste ano. Os dados da CNI mostram que o Brasil ainda tem chance de fechar 2021 com crescimento de pelo menos 3%. É verdade, não é grande coisa, mas já seria um alento para o setor produtivo e um indicativo positivo de anos melhores. O mesmo estudo mostra, no entanto, que para esse 3% ser atingido é preciso que a retomada da economia se dê por completo a partir de maio.  No cenário atual essa é uma projeção complicada de se fazer. De todo modo a confiança do empresariado mostra que a nossa economia está apenas hibernando e que quando acordar terá fome suficiente para recuperar rapidamente a geração de emprego e renda. Claro que para ela despertar mesmo é preciso uma ação mais efetiva do governo para estancar a pandemia e voltar a atrair investidores.

Água tratada

Moradores da Vila São Sebastião, na comunidade de Coqueiros em Içara, serão beneficiados com água tratada, devido uma parceria entre a prefeitura municipal e a Casan. A reunião para solucionar o problema foi realizada nesta quarta-feira.

Sem eleição

Disputa pelo comando da Cermoful deve de fato ter a data da votação transferida. Depois da decisão liminar da justiça agora foi o decreto do governador que vetou o encontro.

Baixou

Petrobras anunciou um novo recuo no preço da gasolina.

Ciclofaixa

Vereador Geraldo Baldissera engrossou o coro por um pedido de ciclofaixa na Rota dos Trilhos, que vai ligar o centro de Içara até a BR-101, passando pela comunidade de esperança. Protocolou projeto sugerindo que a prefeita Dalvânia faça aditivo de 25% na obra para garantir o equipamento.

Mais jovens

O estudo feito pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma apontou um crescimento de 17,7% neste mês em hospitalizações entre pessoas de 20 a 59 anos no município, em relação a novembro do ano passado – um período crítico da pandemia com 436 internações registradas. O estudo também mostra quais as principais comorbidades afetadas pela Covid. Em primeiro, ficaram as cardiopatias (22,6%), na sequência vêm diabetes mellitus (22%), hipertensão arterial (16,5%), câncer (7,1%), obesidade (5,7%), pneumopatia (5,1), entre outras.

Mudou outra vez

Comércio de rua está novamente autorizado a abrir a partir das oito horas. Decisão do Governo do Estado foi publicada em decreto na noite de terça-feira e já está valendo. Comerciantes já estão sem paciência com as constantes mudanças, que deixam a impressão de que as coisas estão sendo feitas no chutômetro.

Pedido

Vereadores de Nova Veneza sugeriram durante a sessão desta semana que os leitos ociosos do Hospital São Marcos sejam ativados e sirvam de suporte para atender pacientes da região. Seria, na avaliação do presidente Evandro Gava, um alívio para a superlotação dos hospitais da região.

Em abril

Posse no novo Secretário de Agricultura de Içara deve ficar mesmo para abril. Nome de Silvio Viana segue sendo o cotado para a função.

Anulado

A ministra Carmem Lúcia, ex-presidente do STF, mudou seu voto durante sessão desta terça-feira na segunda turma do Supremo. Ela entendeu que houve parcialidade do ex-Juiz Federal Sério Moro no julgamento do ex-presidente Lula por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Com isso todas as ações de Moro neste caso estão anuladas.

Postura nova

Presidente da República aproveitou pronunciamento nacional em Programa de Rádio e TV para falar que o país sempre defendeu a vacina e que nunca minimizou a pandemia. A mensagem deixa clara a mudança de postura de Jair Bolsonaro, que passou meses dando de ombros inclusive para o número crescente de vítimas.