Menina de 10 anos sonha em ser policial militar

1078

“Eles ajudam o próximo, arriscam a vida de noite e de dia para salvar nossas vidas. E meu sonho é ser policial militar”, declara a pequena Clarice Pacheco.

Ser policial militar, todos sabemos, faz parte dos sonhos de muitas crianças. Esse sonho às vezes se perde ao longo dos anos, mas para a pequena Clarice Pacheco, de 10 anos, moradora do bairro Boa Vista, esse desejo é latente e uma verdadeira paixão. Prova disso é que a estudante do quinto ano da escola municipal Paulo Rizzieri fez economias, juntou dinheiro, para presentear os “Anjos da Guarda”; é assim que ela percebe os PMs, com chocolates pela passagem da Páscoa.

Segundo a mãe da pequena, Greice Pacheco, desde cedo a Clarice demonstra vontade de seguir a carreira militar. “Ainda pequenina, ao ver passar uma viatura, seus olhos brilhavam. Aos poucos percebi que essa paixão foi crescendo, principalmente com o envolvimento com o Proerd, quando teve contato direto com policiais”, explicou acrescentando que aprova o desejo da filha e torce para que ela realize esse sonho. “O que tiver ao meu alcance, farei”.

Ainda de acordo com Greice a motivação de Clarice também se dá pela vontade de ajudar ao próximo. “Não temos ninguém na família ou no círculo de amizades que façam parte da polícia militar, então posso dizer que é uma vontade que nasceu com ela. Ela sempre se mostrou muito atenciosa com as pessoas e gosta de fazer o bem”, declarou a mãe orgulhosa.

Já a pequena sonhadora afirma que acha a profissão muito bonita. “Gosto de ver homens e mulheres fardados. Eles ajudam o próximo, arriscam a vida de noite e de dia para salvar nossas vidas. E meu sonho é ser policial militar”, afirmou enfatizando que também anseia comemorar seus 15 anos com um vestido que lembre as fardas; “que a decoração tenha o mesmo tema e que a equipe inteira da polícia militar esteja ao meu lado”, comentou emocionada.

Pequena presenteia policias com chocolates

Para demonstrar seu carinho, apreço e gratidão aos policias, a pequena comprou chocolates, montou pequenas caixas de guloseimas e visitou a Guarnição Especial (GEIC) da PM no bairro Vila Nova para fazer a entrega do mimo; e ainda presenteou a guarda municipal que segundo ela, faz um bom trabalho. “Essa foi a maneira que encontrei para agradecer por tudo que eles fazem por nós”, disse Clarice. “Ela é apaixonada pela PM. Achei linda a atitude de presentear cada um deles como forma de agradecimento”, completou a mãe.


O Comandante, Tenente-Coronel Darci Rodrigues Junior, agradeceu a visita e falou que a iniciativa da menina é uma grande inspiração. “Esse reconhecimento nos motiva, pois quando despertamos esse sentimento de gratidão nos cidadãos, em especial, em uma criança, mostra que estamos no caminho certo”, comentou assinalando que um presente desse na Semana Santa é mais que especial. O comandante, em nome de toda a equipe, surpreendeu a estudante com um presente. Uma caneca com uma linda mensagem e o símbolo da PM. “Em tempos que ter é mais que ser, ver uma criança com esse senso de responsabilidade é recompensador”, emendou o sub-comandante, Major Inácio convidando Clarice para o desfile oficial de 7 de Setembro junto do pelotão da PM.

Para o cabo Junior, instrutor do Proerd, perceber que as crianças se espelham e tem o desejo de ser policial militar mostra que a instituição está no caminho certo. “É gratificante ver as crianças se envolvendo, perceber que desejam seguir nossos passos, e, ainda tão pequenas, já tem a consciência de demonstrar agradecimento. Em nome de toda a corporação, nós é que agradecemos o carinho da Clarice e de tantas outras crianças que tem a vontade de ser PM”, declarou.

Já o Major Cichela, Chefe de Planejamento, descreveu emocionado: “é uma sensação inexplicável. Para o Sargento Pavanati, enfatizou o sentimento de gratidão e com a voz embargada e olhos marejados disse: “Podem ter certeza que esse gesto é gratificante para ela, mas ainda maior para nós. Uma criança com esse desejo e com o coração tão generoso. Estou emocionado”.

Na passagem pela GEIC, Clarice aproveitou a oportunidade para pedir autógrafo de todos os policias na camiseta do Proerd. “Vou colocar esta camiseta num quando. Isso vai me servir ainda mais de inspiração para concretizar o meu sonho. Estou muito, muito feliz”, relatou a pequena.

Um pouco da história

“Todas às vezes que passávamos em frente à base da PM de Içara ela pedia que eu parasse para que ela pudesse conhecer a estrutura. Eu sempre dizia que estava com pressa, que a levaria em outra oportunidade. E assim passaram alguns anos. Pensei que a vontade fosse passar, mas a cada dia percebíamos que o sentimento e a admiração pela profissão só aumentava. Sempre que questionada sobre o futuro a resposta era a mesma: vou ser policial militar”, conta a mãe.

Na última semana, mãe e filha estavam a caminho do centro da cidade e a mãe se sentiu tocada. “Quando chegamos perto da base da PM seu olhar brilhou. Meu coração de mãe, então, sentiu que era o momento. Não falei nada, e no retorno pra casa parei o carro na frente da base e ela começou a tremer, as mãos suavam… Então, segurei na mão dela e entramos. A emoção foi tamanha que ela não conseguia falar. Tomei a frente da conversa, expliquei o motivo que nos levou até ali. A soldado Maíra e o Cabo Junior nos receberam, apresentaram e explicaram como funciona cada setor”, relatou Greice.

A mãe entusiasmada com a recepção dos policiais ainda declarou que os demais militares presentes foram gentis e atenciosos. “Faltam-nos palavras para agradecer, pois foi um momento muito especial para a minha filha”, sublinhou Greice invocando a proteção de Deus aos policiais. “Foi um momento mágico. O dia mais feliz da minha vida. Obrigada pela tarde maravilhosa e emocionante”, finalizou Clarice.