Medidas deliberadas se concentraram na fiscalização, multa e restrições de horários de funcionamento
Da Redação
Em reunião ampliada na quarta-feira (17), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) descartou lockdown neste momento em Santa Catarina. Ontem (18), houve outra reunião para definir novas medidas para o enfrentamento da situação, mas novamente o lockdown foi descartado.
Medidas pontuais de enfrentamento à Covid-19, com validade para as próximas semanas foram deliberadas, mas se concentraram mesmo na fiscalização e multa e restrições de horários de funcionamento.
Coordenação do Coes
Criado para coordenar as ações de enfrentamento à Covid-19, desde o início da pandemia, o Coes propõe notas técnicas, portarias, regramentos sanitários e soluções em conjunto para combater o coronavírus em Santa Catarina. Como estipulado na Portaria nº 179, o Centro tem caráter consultivo e deliberativo. Seus integrantes são indicados por meio de expediente subscrito pelo dirigente de sua respectiva área e designados por meio de portaria do secretário de Estado da Saúde.
A reunião para análise do cenário da pandemia em Santa Catarina foi provocada por uma ação do Ministério Público, que pedia o fechamento de todas as atividades do Estado por 14 dias. O pedido foi reformado pelo juiz Jefferson Zanini, que deu prazo ao Governo para envolver o grupo técnico e deliberar sobre a possibilidade de lockdown.
“Estamos trazendo novamente o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) para o debate sobre o cenário da pandemia”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.