Governo pactua 546 novos leitos clínicos e 313 leitos de UTI

27

Mesmo assim, dados de ontem mostravam que havia apenas quatro leitos de UTI pelo SUS disponíveis no Estado

Da Redação

A Secretaria de Estado da Saúde pactuou nos últimos dias 546 novos leitos clínicos e 313 leitos de UTI em hospitais e unidades de saúde catarinenses. “Estamos percorrendo o Estado, visitando as unidades de saúde para avaliar as possibilidades de ampliação. Na semana passada, estivemos no Oeste, em Chapecó e Concórdia e nesta terça-feira estarei em Lages em ações neste sentido”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Santa Catarina tinha 546 leitos de UTI adulto no início da pandemia, número que foi, segundo a própria Secretaria de Saúde, praticamente triplicado neste período de enfrentamento à doença.

O Oeste catarinense concentra o maior número de novos leitos de UTI pactuados, com o total de 96 unidades. Em relação a leitos clínicos, são 282 em 20 municípios da região. Há ainda o esforço adicional de contratação de leitos na rede privada catarinense – nos últimos dias já foi confirmada a contratação de 20 leitos de UTI.

Novos equipamentos para unidades hospitalares e de pronto-atendimento de todo o Estado foram enviados no fim de semana que passou: 55 monitores multiparâmetros, 28 ventiladores de transporte e 38 ventiladores pulmonar estático. Os aparelhos são fundamentais para o atendimento aos pacientes em estado grave da Covid-19, que precisam de ventilação mecânica.

Só quatro leitos de UTI disponíveis

Mesmo com as informações passadas pela Secretaria Estadual de Saúde, o painel de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado no fim da manhã de ontem (8) pelo próprio governo catarinense, apontava que de todos os 843 leitos em operação e específicos para o tratamento de pacientes adultos com Covid-19, apenas quatro estão disponíveis. Das sete regiões do estado, cinco estão com lotação máxima.