Mampituba sedia um dos maiores torneios de tênis infanto-juvenil do mundo

17

Edição 51 da competição iniciou ontem (24) e segue até 7 de março

Criciúma

Foi dada a largada para a 51ª edição do Banana Bowl, considerado o maior torneio de tênis infanto-juvenil da América Latina e um dos cinco maiores do mundo. Voltado para crianças e adolescentes dos 8 aos 18 anos, o evento esportivo teve início ontem (24) e segue até o dia 7 de março, na Sociedade Recreativa Mampituba.

Até domingo (28) ocorrem as chamadas etapas pré-quali (pré-qualificatória) e quali (qualificatória). Já do dia 1º ao dia 7, acontece a etapa principal da competição. Durante todo esse período, são aguardados mais de mil tenistas de aproximadamente 45 países diferentes. Os jovens atletas disputam nas categorias feminino e masculino de 8 a 18 anos.

Pelo quinto ano consecutivo, o Mampituba é anfitrião do Banana Bowl. Para o presidente-administrativo do clube, Edézio Carminatti, o sentimento é de orgulho e muita honra.

“Há cinco anos, quando sediamos pela primeira vez, os técnicos e atletas conheceram a nossa estrutura e eles mesmos solicitaram que as edições seguintes fossem aqui. Eles conhecem estruturas no mundo inteiro, então esse reconhecimento é muito importante para o clube. Outro detalhe que nos deixa satisfeitos é o aquecimento gerado pelo torneio à economia local”, ressalta Carminatti.

Evento fechado para o público

Devido a pandemia, o evento não é aberto ao público e cada competidor tem direito a apenas um acompanhante. Também são seguidos os protocolos internacionais exigidos pela Confederação Internacional de Tênis. Outra mudança é que, pela primeira vez, todas as categorias estão concentradas em um único clube. O Mampituba coloca à disposição dos atletas: 14 quadras de tênis, academia, fisioterapeutas, ambiente para descanso, entre outros espaços.

O Banana Bowl é organizado pela International Tennis Federation (Federação Internacional de Tênis) em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e conta com o apoio da Federação Catarinense de Tênis (FCT).

Os países representantes nesta 51ª edição são Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Camarões, Canadá, Chile, China, Chipre, Colômbia, Croácia, Egito, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Israel, Japão, Marrocos, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Apoio da Prefeitura de Criciúma

A 51° edição do Banana Bowl é apoiada pela Prefeitura de Criciúma. O incentivo público de R$100 mil foi aprovado pela Câmara Municipal por votação unânime. “Com esse auxílio vamos cobrir os gastos com a alimentação dos atletas”, afirma o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), Alexandre Farias.

Escolinhas de tênis da FME

A FME possui parceria com a Sociedade Recreativa Mampituba, que cede oito quadras de tênis para o município ministrar as aulas do esporte na cidade. Segundo o professor de tênis Rodrigo Canotto, o projeto social de iniciação esportiva ocorre há dez anos e já beneficiou 800 crianças e jovens de 8 a 18 anos de idade.

Atualmente, as aulas estão sendo realizadas de forma semipresencial, com aulas remotas e aulas práticas. “Iremos abrir inscrições a partir do momento que a pandemia reduzir bastante”, conta o professor de Tênis, Rodrigo Canuto de Souza. Com a inscrição, os alunos ganham uniformes, raquetes, bolinhas e outros apoios da FME. 16 tenistas formados pelo projeto estarão representando a região no Banana Bowl deste ano.