Ações polêmicas e manutenção de uma equipe pequena são alguns dos assuntos abordados por Dalvânia e Soratto
Içara
A prefeitura Dalvânia Cardoso e o vice Jandir Soratto fizeram um balanço dos primeiros 30 dias de administração em entrevista ontem (8) ao jornalista Anderson de Jesus, na Rádio Massa FM. Dalvânia destacou pontos fortes da gestão, como o enxugamento da máquina, priorizando nestes primeiros dias a Saúde e a Educação.
“Tivemos ações como o Zera Fila e a volta ao atendimento nas unidades, na saúde. Foram ações que funcionaram e que continuarão a ser executadas”, afirmou a prefeita.
Dalvânia admitiu que está recebendo pressão de pessoas que participaram da campanha eleitoral para nomear novos secretários, o que considerou normal. “A pressão política neste momento é natural. Os parceiros que ajudaram na caminhada querem fazer parte do governo, mas neste momento a prioridade é apenas nomear o gestor para a Secretaria de Assistência Social”.
A prefeitura também destacou ações que causam preocupação política, como as que desfazem o que a outra gestão fez, como revisão de contratos e rescisões. “Temos o contrato da iluminação pública que está judicialmente questionado e neste momento sendo executado pela Cooperaliança. Temos outros contratos que também estamos revendo. Também vamos rever as rescisões já que temos a informação de que funcionários trocaram de função no apagar das luzes para ter uma rescisão maior”, explicou. Na questão do rotativo, ela é a favor, mas quer mudanças: “Eu sou a favor, mas esse modelo não funciona bem. Ele mais pune o cidadão do que organiza o trânsito. Então precisamos rever e melhorar”.
Dalvânia também confirmou outras ações, como a assinatura para a execução da rodovia dos Trilhos e a urgência em concluir o Paço Municipal. Problemas.
Problemas econômicos
O vice Jandir Soratto fez questão de destacar que economicamente o momento não é bom para o município. “Não temos uma situação financeira boa não. Os recursos estão comprometidos e dependemos do IPTU para garantirmos fôlego e conseguirmos realizar as ações que pretendemos. Pegamos uma situação ruim”, disse na Massa FM.
Elogios à Fundai
Dalvânia elogiou a ação desenvolvida pela Fundação do Meio Ambiente de Içara, que tem levado atendimento de bairro em bairro aos animais errantes. A ação está sendo elogiada também pela população. Segundo a prefeita, o trabalho deve seguir e ser melhorado. “Essa ação do Ibanez deu muito certo. Precisamos ampliar e levar os serviços porque as pessoas não conseguem levar os animais ao centro de castração por uma série de fatores. Então a Fundai precisa ir até estas comunidades”.