Reforma aprovada

A reforma da previdência do Criciumaprev está aprovada. Proposta foi votada em sessão extraordinária na sexta-feira e recebeu 11 votos favoráveis e seis abstenções. As abstenções foram manifestadas pelos vereadores do MDB, DEM, PDT, PSL e PCdoB. A aprovação do projeto já era esperada. Nesta nova configuração do legislativo, o Governo tem maioria absoluta. Os vereadores que não votaram fizeram isso não por contrariedade ao projeto, mas por entender que ele precisaria ser melhor discutido. Para o Governo, a aprovação imediata representa a sobrevida do instituto que terá seu décift reduzido. “Sem o projeto, o rombo chegaria a um bilhão neste ano”, defendeu durante a semana o Secretário Celito Cardoso. A proposta taxa os servidores inativos a partir de um salário mínimo e também amplia para 65 anos a idade mínima para homens e 62 para as mulheres, igualando a regra do Criciumaprev às regras da previdência geral. O sindicato não concorda, entende que a matéria a toque de caixa deixou de debater pontos importantes. Assim como a aprovação nesta sexta não foi surpresa, uma ação do sindicato na justiça também não irá surpreender ninguém.

Aprovada

Projeto que prevê a transferência do pátio de máquinas de Içara para a Vila São José, às margens da SC-445, foi aprovado na Câmara de Vereadores durante sessão extraordinária na quinta-feira. A aprovação, ainda que com alguns votos contrários já era esperada. Durante a sessão os vereadores também aprovaram outros quatro projetos. Entre eles um que cria um novo refis. A proposta vai dar descontos de juros e multas e permitir que contribuintes fiquem em dia com o fisco municipal. Também foi aprovada a criação de um projeto que permite a concessão de isenção de IPTU no município.

Dia 29

O processo seletivo para escolha de contratados em caráter temporário para o município de Içara, que seria neste fim de semana, será realizada no próximo domingo. Alto número de inscritos e o fato de haver a segunda prova do Enem neste fim de semana provocaram o adiamento.

Dia 22

Diferente da maioria dos municípios da região, Içara vai começar apenas no dia 22 as aulas na rede pública municipal. Decisão foi anunciada pelo colegiado de Educação da Amrec. As aulas vão ser no sistema híbrido, com metade dos alunos em sala de aula e a outra metade em casa.

Em alta

Dólar fechou em alta nesta sexta-feira. Foi o maior valor da moeda estadunidense desde novembro. Segundo os especialistas a alta de mais de 2% foi provocada pelo cenário de incertezas que paira sobre o Brasil por conta da demora no processo de vacinação no país e os riscos de impacto que esse processo terá na economia.

Aumentou

Número de contratações temporárias começou o ano em alta. A prática era mais comum no comércio, mas acabou sendo adotada pela indústria. A medida está sendo tomada por conta da incerteza na economia. O contrato temporário pode ser rompido em curto prazo sem muito ônus para o contratante.

Nada mudou

Para o consumidor, o ano de 2021 não começou nada diferente do que terminou 2020. Alta de preços, principalmente dos alimentos e combustíveis já estão deixando muita gente arrepiada. A previsão das agências reguladoras é que os serviços públicos também sejam duramente majorados neste ano. Em média água e luz devem subir acima dos 10%.

Aprovada

Novo lote de vacinas produzidas pelo Butantan foi aprovado pela Anvisa. São mais de 4 milhões de doses que serão distribuídas pelo país. A região deve receber as doses junto com as doses da vacina de Oxford.