O Criciumaprev

Logo após se reeleger, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro anunciou que uma de suas prioridades para o início de segundo mandato seria fazer passar na Câmara um projeto de reforma do Criciúmaprev, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. No final do ano passado, o projeto foi para a Câmara. Deveria ter sido votado em uma sessão extraordinária, mas acabou sendo retirado da pauta depois de uma pressão do Sindicato dos Servidores. Agora, com a nova configuração do legislativo, o projeto volta para uma nova extraordinária. A sessão está marcada para esta sexta-feira e nesta quinta vereadores e técnicos do governo se reuniram discutir o projeto protocolado.

O rombo

De acordo com o secretário Celito Cardoso, o déficit atual do Criciúmaprev está em 800 milhões de reais. A previsão é de que, se nada for feito, o instituto feche o ano com um déficit de R$ 1 bilhão. Um dos principais pontos da proposta encaminhada ao Legislativo é o enquadramento da legislação local as regras aprovadas na reforma da previdência geral. Com isso os servidores públicos se aposentariam aos 65 anos e as mulheres aos 62. Outro ponto prevê a taxação do servidor inativo. Sindicato dos servidores contesta a proposta e os números apresentados pelo governo.

Revogada

Assembleia Legislativa de Santa Catarina revogou ontem a prisão do deputado Júlio Garcia e também decidiu lhe restabelecer a função pública que foi suspensa por decisão judicial. A decisão é prevista na constituição do Estado, mas claro que para a opinião pública não pegou bem.

Sem efeito

Na prática, a medida da Alesc não teve efeito prático já que ontem a Polícia Federal cumpriu uma outra ordem de prisão contra o parlamentar e outros envolvidos na Operação. Agora essa nova ordem será novamente analisada pelo parlamento. Até lá, Júlio segue em prisão domiciliar.

Autorizada

Índia autorizou a exportação de doses da vacina de Oxford para o Brasil. A vacina já está autorizada pela Anvisa e a expectativa é de que nos próximos dias as novas doses possam chegar a região. A verdade é que esta primeira leva ficou bem abaixo do que se esperava.

Renovado

O Consórcio Ilumina Içara renovou por mais 30 dias o contrato com a Cooperaliança para a manutenção do serviço de iluminação pública em Içara. O contrato é resultado de um plano de transição criado pela direção da cooperativa para garantir que os moradores de Içara tenham assegurado o funcionamento do serviço de iluminação pública. O contrato entre Consórcio e Cooperativa segue até o dia 22 de fevereiro. O contrato de parceria público privada está sendo questionado pela atual administração, mas como a Ilumina Içara entende que está amparada pela legalidade a parceria com a cooperativa foi renovada.

Reclamações

Por toda a região, Brasil afora, os novos eleitos e recém empossados colecionam queixas sobre como encontraram suas cidades. Ora, eles foram eleitos não para divulgar problemas e sim para resolvê-los. O que se supõe é que quando alguém se candidata já conheça bem sua cidade, saiba dos problemas e tenha planos para saná-los. O cidadão não quer desculpas, quer ações.