A vacina
O pedido de registro feito pelo Instituto Butantan para o uso emergencial da Coronavac renova a esperança dos catarinenses. Os municípios do estado tem, via Fecam, um acordo prévio para a compra das doses do imunizante. A Amrec é signatária desse acordo e quer comprar via consórcio intermunicipal de saúde as doses para aplicar na população. Ontem também a Fiocruz fez o pedido para uso emergencial para a vacina de Oxford. Criciúma, por exemplo, já está com as geladeiras prontas para armazenar as vacinas. Claro que as doses não chegaram amanhã, isso vai levar pelo menos mais duas ou três semanas, mas há finalmente uma luz surgindo no fim do túnel. Sei que muita gente é contra, que tem muita gente na onda do presidente e que irá fazer beicinho. Bem, eu não faço parte do grupo prioritário, mas tão logo tenha a possibilidade vou para fila junto com toda a minha família receber as doses. Ao longo da história as vacinas salvaram vidas e agora não é diferente. Você pode até dizer que no passado as vacinas levaram décadas para serem desenvolvidas. Verdade, mas no passado você também usava uma Olivette e hoje tem o mundo em suas mãos através de um smartphone. Tudo está mais ágil, inclusive a produção de uma vacina. Que estas doses possam de fato nos devolver o que o Covid-19 nos tomou em 2020.
Via Live
Bolsonaro faz live nas quintas. Pelo visto, Dalvânia também. A prefeita de Içara usou as redes sociais para fazer um resumo da primeira semana de trabalho. Falou de um tudo. Apresentou Márcio Fólis como o nome das Finanças. Falou da prorrogação de prazo do IPTU em cota única, falou de um concurso público para a contratação de ACTs e também justificou a suspensão de algumas obras.
IPTU
Inicialmente o IPTU seria pago em cota única no dia 15 de fevereiro, mas como não houve tempo para dar publicidade, a cobrança do tributo o governo vai prorrogar para o pagamento em cota única com desconto até o dia 12 de fevereiro. Quem quiser também pode parcelar em cinco vezes e a primeira parcela também precisa ser paga no dia 12.
Contas
Dalvânia se queixou também de contas que foram deixadas em aberta pelo prefeito. Segundo o próprio Fólis, alguns servidores não receberam e também o Içaraprev ficou com valores em aberto. Os valores se aproximam da casa dos 2 milhões de reais.
Obras
Dalvânia também justificou a suspensão de obras que tiveram a ordem de serviço entregues pelo ex-prefeito Murialdo. “Foram muitas ordens de serviço entregues no apagar das luzes. Obras que demandam recursos próprios e que foram autorizadas sem qualquer consulta. Fizeram a entrega das ordens de serviço sem saber se essa era a nossa prioridade e sem saber qual será a receita. Por isso foram suspensas”.
Questionando
Ainda sobre as obras paralisadas, o vereador Jairo Manoel da Silva já apresentou um questionamento ao governo sobre a paralisação da Rodovia Juvenal José Silvano. “Sendo que a obra já foi iniciada, e os moradores removeram as cercas e todos querem uma explicação para entendermos o que está acontecendo”, conta.
Demorando
Obras da Avenida Santos Dumont estão em um ritmo abaixo do esperado neste início de 2021. A culpa é da instabilidade. As chuvas de verão tem atrasado o andamento da obra e infelizmente contra esse imprevisto não há muito o que fazer.
Reapresentando
Deputada Tati Teixeira faz na segunda-feira o lançamento de sua versão estadual do gabinete itinerante. O projeto foi apresentado quando Tati era vereadora e agora vai ser remodelado para a se adequar a maior abrangência do cargo. Outro projeto que Tati pretende apresentar está ligado a defesa do idoso. “Estamos trabalhando muito para valorizar essa oportunidade e sobretudo para garantir a contribuição para a nossa região. A pandemia atrapalha um pouco, mas estamos nos reinventando”.