Saúde empresta 900 mil itens do kit intubação para hospitais catarinenses

24

As unidades hospitalares ressarcirão o Estado dos empréstimos realizados assim que possível

Da Redação

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, distribuiu, em forma de empréstimo, mais de 900 mil medicamentos do chamado “kit intubação” para unidades hospitalares de todo o estado. Os itens estão sendo emprestados aos hospitais desde o mês de março do ano passado, garantindo a continuidade da assistência aos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

No total, foram entregues 940.335 medicamentos no período de março a dezembro de 2020, incluindo lidocaína, atracúrio, propofol 1%, midazolan, morfina, dexmedetomidina, haloperidol, entre outros. Apenas no mês de dezembro, foram entregues 122 mil itens.

No sul do estado, os empréstimos contemplaram os hospitais de Laguna, Santa Catarina (Criciúma), Nossa Senhora da Conceição (Tubarão) e São José (Criciúma).

A equipe do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) segue analisando e formalizando os empréstimos dos medicamentos conforme a necessidade apresentada pelas unidades hospitalares. “O Governo do Estado, na sua obrigação de garantir o acesso e a assistência à saúde de toda a população catarinense, vem realizando esse empréstimo, mesmo para as unidades cuja gestão não é de responsabilidade da SES”, destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

As unidades hospitalares ressarcirão o Estado dos empréstimos realizados assim que possível.

Pelos dados de ontem, dos 1.524 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 1.224 ocupados, sendo 562 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 80,3% e há 300 leitos vagos atualmente.