Chefe do Executivo de Criciúma destaca a força da população no enfrentamento da pandemia para a manutenção do ritmo de trabalho
Criciúma
O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro foi reeleito para mais quatro anos de mandato com mais de 70% dos votos válidos. Segundo ele, a votação foi uma resposta da população para o bom trabalho que vem fazendo para o município. Mesmo vivendo uma pandemia, ele não deixou de buscar recursos para investimentos e tem garantido para os próximos anos, mais recursos do Fonplata, que utilizará para obras estruturante da cidade.
Uma das metas do prefeito para os próximos quatro anos e conseguir pavimentar 100% as ruas de Criciúma. Já no ano de 2021, pretende fazer a entrega da UPA do Rio Maina, lembrando que já colocou em funcionamento no mandato em que está encerrando a UPA da Próspera. A intenção é tirar a superlotação do Hospital São José e fazer os atendimentos básicos na rede municipal de saúde. Salvaro enfatiza que a saúde continuará tendo foco no próximo mandato.
Jornal Gazeta – Prefeito, gostaríamos de uma avaliação da administração neste ano de 2020.
Clésio Salvaro – Foi um ano diferente, muito difícil por causa da pandemia. Tivemos que mudar todo um planejamento, e executar um plano de ação emergencial para cuidar da saúde da população e preservar os empregos. Tínhamos coisas lindas programadas para fazer esse ano. Mas foi preciso mudar o foco, investir em centros de atendimento, articular junto ao governo federal e estadual recursos para vagas em hospitais com leitos para Covid-19, e locais de reabilitação para os contaminados pelo novo coronavírus. Foi também um ano diferente por causa da eleição, que por determinação do TSE teve que ser realizada. Superamos cada etapa com muito esforço e o comprometimento de uma equipe experiente, técnica e que soube ser resiliente para nos trazer até aqui. Estou muito triste por cada vida que perdemos para a Covid-19, consciente de que fizemos e ainda estamos fazendo tudo que é possível para salvar vidas, e esperançoso no futuro.
Gazeta – Que obra o senhor pretendia realizar e não conseguiu, mas que está nos planos para o próximo mandato?
Clésio Salvaro – Temos muito para fazer no próximo período. Não diria uma obra específica, mas várias ações. Precisamos focar na educação e na saúde. Sabemos que fizemos muito por essas duas pastas até agora. Mas queremos implementar um plano de elevação do nosso IDEB, e também terminar a UPA do Rio Maina. Tenho certeza que teremos ainda a entrega do mirante do Morro Cechinel, lugar turístico que vai atrair visitantes de toda a nossa região, e também o Parque da Santa Luzia.
Gazeta – Com um alto índice de aprovação do governo, o que fazer para continuar com esta boa aprovação?
Clésio Salvaro – Nós não fazemos política focado em índices, fazemos política pública para cuidar da cidade, das pessoas. Os resultados vêm naturalmente. Como numa empresa, se cada peça executar bem o seu papel e se doar ao máximo, tudo vai bem. A prefeitura também é uma empresa, só que com o resultado focado na satisfação das pessoas. E são para elas que vamos continuar governando.
Gazeta – Este ano de pandemia, foi realmente muito difícil de administrar?
Clésio Salvaro – Nós temos um povo guerreiro, uma equipe de governo determinada, corajosa, e que em nenhum momento baixou a cabeça para esse vírus maldito. Orgulho e gratidão por todos de minha equipe, que, nesse período de guerra (pois isso que estamos vivendo é como se fosse uma guerra), fizeram o que tinha que ser feito e ainda estão fazendo. Atendendo as pessoas, dando prioridade aos que estão doentes, cuidando da economia com planos de recuperação, se dedicando a gestão interna para manter as contas em dia, informando a população de maneira organizada para que a sanidade mental e o equilíbrio psicológico sejam mantidos. É difícil governar na pandemia, com certeza! Mas não nos furtamos em fazer, pois é nossa missão enquanto governo!
Gazeta – Deixe uma mensagem para a população de Criciúma.
Clésio Salvaro – Não desistam nunca! Lutem, mesmo em meio as perdas, as adversidades, as dificuldades. Sabemos que não foi um ano fácil, a pandemia ainda não terminou e, com o verão, as festas de fim de ano devem ganhar força. Mas seja você o pilar da conscientização e da mudança. Em breve, teremos a vacina, e vamos fazer de tudo para oferecê-la com organização e segurança para todos os criciumenses. 2021 traz consigo a esperança de tempos melhores. Isso nunca foi tão desejado por toda a população do mundo inteiro. Sigamos com fé em Deus que tudo isso vai passar. Por aqui, continuaremos trabalhando, eu e minha equipe, por dias melhores e uma Criciúma mais forte e justa para todos.